segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tim Maia

- Não tinha ideia da relação do Tim Maia com o Roberto Carlos no começo da carreira. Talvez essa seja a maior surpresa do filme pra plateia.

- A fotografia é decente, mas a reconstituição de época não convence, principalmente nos EUA e em cenas externas. Fica óbvio que eles não tinham muito pra investir em efeitos e cenografia.

- Não sabia que ele tinha chegado a roubar e ir pra cadeia! Isso mantém a história interessante, mas vai tornando suspeito o caráter do personagem e também do filme, pois tudo é retratado com humor, como se fosse algo leve e sem importância.

- Sucesso do primeiro disco acontece muito de repente, sem explicação. O filme simplesmente informa a plateia de maneira apática que agora ele ficou famoso - não dramatiza esse momento importante que poderia ter sido um ponto alto do filme.

- Retrato externo, superficial - filme apenas relata os principais eventos da carreira do Tim Maia, não vai mais a fundo no personagem, não discute sua relevância cultural, quais seus objetivos como artista, etc. Queria saber mais sobre suas motivações, suas ideias, sua musicalidade... Dá a impressão que tudo aconteceu por acaso - que ele foi simplesmente alguém que nasceu com uma boa voz e sabia escrever músicas populares. Falta um tema, um ponto de vista, algo mais abstrato e interessante, além da mera exposição de fatos. O filme podia abordar, por exemplo, o tema do hedonismo - a busca desenfreada por prazer (sem princípios, sem racionalidade), algo que se reflete tanto nas músicas de Tim Maia quanto em sua vida pessoal - no abuso das drogas, etc.

- Trecho em que ele se junta à "seita" parece torná-lo ainda mais frágil como personalidade. Todo o foco do filme é no lado negativo e não-admirável de Tim Maia. Aprendemos que ele era ladrão, traficante, drogado, violento, intelectualmente inseguro, e que só fez sucesso pois puxou saco de um outro artista que ele desprezava.

- Filme não tem nenhuma grande cena musical, e não toca vários dos maiores sucessos de Tim Maia (ou seja, o que ele tinha de melhor, que era a música, o filme não dá muita ênfase).

CONCLUSÃO: Filme biográfico convencional, sem muita originalidade, que tenta dar um tom divertido e inspirador pra uma história que na realidade soa triste e vazia.

(Tim Maia / Brasil / 2014 / Mauro Lima)

FILMES PARECIDOS: Somos Tão Jovens, Gonzaga - De Pai pra Filho.

NOTA: 5.5

Nenhum comentário: