sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Operação Big Hero


- Protagonista não é muito atraente ou admirável. Herói envergonhado

- Legal a cena na sala de invenções da universidade. Ideias divertidas.

- Por que o Baymax é inflável?? Não é uma ideia muito boa ou lógica pra um robô de alta tecnologia. Dá a impressão que ele não é muito prático e pode estourar a qualquer momento.

- 40 minutos de filme e eu ainda não sei sobre o que é a história. É sobre a amizade entre Hiro e Baymax? É sobre os microbots? É sobre o sonho do garoto de entrar na universidade? 

- Pelo pôster e pelo trailer dava a impressão que o filme era sobre o Baymax. Mas a história é muito mais sobre o vilão e o roubo dos microbots. Baymax não tem um papel fundamental nessa história. É apenas um "sidekick". O filme está indeciso entre 2 conceitos de narrativa.

- O roteiro é realmente péssimo! A parte da amizade entre Hiro e Baymax não é bem desenvolvida, daí o filme muda o foco pra trama dos microbots, que é chata, não tem um conflito interessante (parece mais um daqueles vilões do Scooby Doo que ficam sem identidade até a última cena). Depois surge do nada a história do teletransporte, da morte da filha do Callaghan, que consegue ser ainda menos interessante. O final é um verdadeiro show de más ideias!

- SPOILER: Tendência Irritante em Hollywood #5 - Auto-Sacrifício: Hiro arrisca a vida pra salvar a filha do Callaghan (que ele nem conhece). Baymax se sacrifica pra salvar Hiro. Mas no final nem Hiro nem Baymax morrem. O filme quer tudo - o crédito moral pelo auto-sacrifício, e o conforto de não ter que sacrificar nada (é que nem Jesus que pode ressuscitar depois).

CONCLUSÃO: Animação boa, roteiro e personagens fracos, valores ruins.

(Big Hero 6 / EUA / 2014 / Don Hall, Chris Williams)

FILMES PARECIDOS: Guardiões da Galáxia / Frozen / Universidade Monstros / Detona Ralph 

NOTA: 4.0

14 comentários:

Anônimo disse...

Tinha visto um trailer desse filme no cinema, em que o garoto tenta vestir a armadura naquele bichão branco. Pensei que fosse um Et gordo. Realmente um robô inflável não faz muito sentido, no próprio trailer ele nem conseguia apanhar um bola no chão.
Pela descrição o filme não parece nada interessante

Caio Amaral disse...

Acho que os produtores começaram pensando "o que daria um personagem fofo e engraçado que as crianças gostariam de brincar?".. daí fizeram ele inflável, gordo e atrapalhado, e não ligaram pro fato de que não fazia muito sentido no contexto da história.

O mais confuso é que o Baymax por dentro tem um esqueleto rígido, como pode ser visto nessa imagem:

http://www.wired.com/wp-content/uploads/2014/10/ff_disneygallery4_f.jpg

..e isso é revestido pelo balão inflável pra tornar ele "fofinho".. mas daí no meio da história, eles criam uma armadura metálica que é colocada por cima do balão inflável, pra tornar o Baymax "durão" de novo! :-S

http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20141017152833/marvelmovies/images/b/b2/Baymax_Inflight_Render.png

Anônimo disse...

Pelo menos os protagonistas são um pouquinho mais simpáticos que os de Frozen ou Enrolados.

Caio Amaral disse...

Hmm.. acho difícil escolher um "favorito", hehe :-/

Anônimo disse...

No fundo, foi só mais um genérico de Scooby Doo e suas cópias na linha 'turma de jovens com amigo estranho solucionando mistério', acrescido de fantasias de Power Rangers.

Anônimo disse...

Passou ontem no Disney Channel. Talvez merecesse até uma nota mais baixa. Na dublagem brasileira, um personagem se referiu às motivações do Callaghan como sendo "vingança de novela". Quer dizer, a própria produção tinha consciência da mediocridade da história e ainda fez piada com isso, e ainda passam por gênios.
Quanto ao sacrifício do Baymax, foi um dos piores casos de 'morte Disney'(ou seja, quando o protagonista morre só pra comover a platéia, e revive de algum jeito), junto com o sacrifício da Anna. No caso da história de Jesus, se me permite uma explicação, há uma diferença, porque Jesus havia dito claramente que iria ser morto e ressucitaria depois, o que deixa o leitor do evangelho preparado para o que viria a seguir. No caso de Big Hero 6, o espectador é tapeado, levado a crer que houve uma perda definitiva que na verdade não ocorreu, e isso apenas porque a produção achou que precisava emocionar a platéia, já que não havia nenhuma razão na história para esconder do público a possibilidade de resgatar a programação do Baymax. Aliás, como ele funciona sem o chip?
"Big Hero 6" é mais um desses filmes novos da Disney que só impressionam visualmente, e mesmo assim só em parte, porque os personagens mais parecem de plástico; mas se você pensar um pouco na história, o conjunto todo soa decepcionante. No caso desse filme, esse problema foi tão sério que, embora a seqüência final tenha deixado explícita a possibilidade de uma continuação/série, a Disney nem toca no assunto.

Caio Amaral disse...

AH nunca soube disso, que Jesus avisou que iria ressuscitar.. sou bem leigo em religiões, hehe.. De qualquer forma, a ideia de que o auto-sacrifício é sinal de heroísmo vem muito do cristianismo e da figura dele né.. só que como as pessoas em geral não querem ser tão "ambiciosas" quanto Jesus, elas se contentam com um pseudo-sacrifício como esses da Disney, só pra dar um gostinho, rs.

Mas o que determina se vai ter continuação geralmente é a bilheteria né? Independentemente do filme ser bom ou ruim.. e pelo que vi esse foi um sucesso.. mais de 600 milhões no mundo todo.. como será que chamaria a continuação? "Big Hero 6 2"? Rs. Seria meio confuso. abs.

Dood disse...

Bom Big Hero 6 é uma equipe da Marvel que eles usaram como base para criar a animação:

http://marvel.wikia.com/wiki/Baymax_(Earth-616)

Acho o desing dos quadrinhos melhor, até mesmo as histórias.

Caio Amaral disse...

Bom.. como vc já deve saber, não tenho muuuitos elogios pra Marvel também, por causa dos filmes (os quadrinhos nunca li pra saber se gostaria)..

Dood disse...

As HQs dos anos 80 e 90 são boas, depois começaram a deturpar muito as coisas.

Caio Amaral disse...

Os anos 2000 parece que arruinaram tudo mesmo né? Rssss.

Dood disse...

Acho que uma das poucas exceções foi a primeira trilogia do Homem Aranha feita por Sam Raimi.

Caio Amaral disse...

Esses só vi 1 vez no cinema na época.. lembro que o 1 e o 2 achei legais, o 3 nem tanto..

Dood disse...

O três também acho o mais fraco também.