sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

- Channing Tatum e Steve Carell estão ótimos e muito diferentes!

- Interessantes as imagens deles treinando. As cenas de luta são muito convincentes - não parecem truques de edição.

- Trilha sonora boa. Fotografia boa. Direção boa. O filme é cheio de cenas estranhas no começo, com longos silêncios, câmera estática - não sei se é estilo por estilo ou se há um propósito nisso.

- Não gosto do antiamericanismo do filme, mas provavelmente é isso que torna o filme "cool" e "respeitável" pro público em geral: a crítica que ele faz à riqueza, à ambição, aos EUA, mostrando o personagem do John du Pont como uma aberração, uma pessoa patética, antes mesmo dele fazer qualquer coisa de errado. Leva a plateia a pensar que são justamente os valores americanos que produzem pessoas desse tipo. Já o personagem do Mark Ruffalo (que não pode ser "comprado"), é retratado como um cara maduro, sociável, que é amado pela esposa, pelos filhos, etc.

- Até 1 hora de filme nada de muito dramático aconteceu. Achei que John iria se revelar um monstro, que iria tentar seduzir o Mark ou algo do tipo, mas os conflitos ainda não apareceram.

- "Ornitólogo, filatelista, filantropo." - cena memorável! Muito bem escrita.

- SPOILER: Incrível a sutileza com que o filme vai revelando certos temas, como a atração do John pelo Mark (a cena bizarra dele chamando o Mark pra treinar no meio da noite, que é dirigida como se fosse uma cena de sexo).

- Chocado com a cena da mãe do John assistindo ao treino!!! O filme é um show de sutilezas - há muita coisa interessante acontecendo nas entrelinhas.

- Por que exatamente o Mark não está mais falando com o John? Não aconteceu nada de tão traumático que justifique. Ficou um pouco indefinido.

- SPOILER: Independentemente de ser uma crítica à America ou de ser apenas uma crítica ao John em particular, a caracterização dele é muito rica e interessante!! No fim, o filme é sobre um cara totalmente reprimido, antissocial, usando dinheiro pra tentar comprar das pessoas o que ele não consegue conquistar por conta própria (respeito, afeto, admiração). E há também a possibilidade dele ser um gay enrustido e ter entrado pro esporte como pretexto pra ter contato com homens.

- SPOILER: Chocante o tiro! Pensando agora, é meio óbvio que algo assim iria acontecer (considerando o título), mas eu não esperava. Só gostaria que o filme tornasse um pouco mais explícito o que é que está se passando pela cabeça dos personagens - qual a motivação do John ao fazer isso. Fica tudo nas entrelinhas, como se nem diretor soubesse exatamente qual é o tema do filme - o que esse assassinato revela sobre o personagem e o que aprendemos com isso.

CONCLUSÃO: Filme rico em caracterizações, com ótimos atores, uma direção interessante - que só peca por não oferecer um clímax satisfatório pros temas que foram sugeridos ao longo da história.

(Foxcatcher / EUA / 2014 / Bennett Miller)

FILMES PARECIDOS: O Abutre / Ela / O Mestre

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: