quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Teoria de Tudo


- Não dá pra entender direito por que os dois se apaixonam. Não só pela diferença grande de ideias e interesses (ele ateu, cientista - ela religiosa, estudante de arte), mas também por não parecer haver uma grande tensão sexual ou algo do tipo. Parece que a relação só se torna mais forte depois que ele fica doente e ela assume um papel de cuidadora, como se fosse uma mistura de amor com pena.

- Personagem de Hawking é simpático, admirável, e a meta dele de entender o início dos tempos é ambiciosa e envolvente. Eddie Redmayne está ótimo no papel - as cenas em que ele recebe a notícia da doença, e depois jogando croquet são comoventes. Incrível o controle dele da face - as micro-expressões e contrações musculares que podemos ver em close. 

- O que torna o filme comovente e assistível é a atitude positiva dele. A esperança, a paixão pela ciência, os toques de humor (a plateia está frequentemente rindo ao longo da sessão). O filme não é a história de alguém morrendo, e sim uma história de sucesso, onde no caminho o herói tem que lidar com uma doença grave. 

- Eddie Redmayne dá um show com a doença num estágio mais avançado. Performance digna de Oscar. E o interessante é que não é algo que nos distrai da história. Ele convence tanto que paramos de pensar na performance dele, e focamos no drama, no que está acontecendo em cada cena. 

- Interessante o surgimento de Jonathan na vida do casal e a discussão que isso levanta. O estranho é que parecia que o Hawking já tinha permitido que a Jane tivesse um caso com ele. A situação fica meio mal explicada. 

- Jane começa a se tornar um personagem um pouco antipático. Parece que está de má vontade, que não quer mais ter filhos do Hawking, que está de saco cheio do marido, etc. 

- Muito ingrato o papel da Emily Watson! Ela só tem 1 cena no filme praticamente! 

- Angustiante quando ele perde a voz e tem que começar a se comunicar através do quadro! Mas é um alívio quando surge a Elaine e começa a ajudá-lo.

- Incrível pensar que ele escreveu "Um Breve História do Tempo" nessas condições, apenas clicando um botão.

- SPOILER: Memorável a cena em que ele e a esposa decidem se separar (ele falando através da máquina, sem poder expressar emoções direito, e depois dirigindo a cadeira até encostar nela)! Muito bem dirigida.

- Discurso final na premiação bonito e inspirador.

CONCLUSÃO: Produção bem feita (sem muito virtuosismo técnico, mas de bom gosto), com uma história real impressionante e uma performance perfeita de Eddie Redmayne.

(The Theory of Everything / Reino Unido / 2014 / James Marsh)

FILMES PARECIDOS: O Jogo da Imitação / Uma Mente Brilhante / O Homem Elefante / A Luta Pela Esperança / Ray

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: