segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água

- Há um toque de cinismo que me incomoda, de Romantismo Reprimido - como se o filme quisesse ser infantil e ao mesmo tempo ridicularizar esse universo (Bob Esponja é retratado como ridículo por gostar de algodão doce e coisas relacionadas ao mundo infantil). O próprio personagem do Bob Esponja já é uma figura meio ridícula, caricata - não é um personagem charmoso como um Pica-Pau por exemplo).

- A sensação é a de pegar a história no meio. Não há uma apresentação dos personagens, uma trama mais elaborada, planejada para um longa-metragem - é como se fosse um episódio longo do desenho da TV, apenas uma palhaçada despretensiosa do começo ao fim. O que prende a atenção é o ritmo frenético e as milhares de ideias e piadas que deixam o espectador perplexo na poltrona (vendo o filme eu me sinto exatamente como o gato naquele sketch do Monty Python "Confuse-A-Cat": https://www.youtube.com/watch?v=2DmE8-Xg0Kg).

- O filme é sempre divertido, mas há poucas gargalhadas, piadas memoráveis e bem escritas. É tudo muito caótico, rápido - não há sequências com começo, meio e fim - um senso de estrutura.

- Divertido eles virem pro mundo real e ficarem em 3D.

- Mensagens altruístas suspeitas no fim da história (o importante é o grupo, não o indivíduo / é bonito se sacrificar pela sociedade, etc).

CONCLUSÃO: Roteiro menos sofisticado que o do filme dos Simpsons, por exemplo, mas ainda assim criativo e um bom passatempo para crianças.

(The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water / EUA / 2015 / Paul Tibbitt)

FILMES PARECIDOS: Uma Aventura Lego / Os Simpsons: O Filme / A Era do Gelo

NOTA: 6.0

6 comentários:

Anônimo disse...

Não é o primeiro longa metragem do Bob esponja, já tem Bob esponja: O filme, conforme a produtora, este é uma semi-seqüência.

Caio Amaral disse...

Ah verdade, teve um há uns 10 anos né.. corrigida a observação..!

Anônimo disse...

Pessoalmente, acho esses desenhos em CGI muito feios em comparação aos tradicionais. Veja, p. ex., a versão CGI da Cinderela, na série Princesinha Sofia. Para mim, qualquer coisa se perdeu:
www.youtube.com/watch?v=abSYQXBJvGc

Caio Amaral disse...

Aí tem 2 coisas:

1) Visualmente eu tb costumo achar mais bonitas as animações tradicionais, principalmente as da Disney - a aparência mais orgânica, o visual mais imaginativo, etc...

2) Essa animação da Cinderela em particular não é das melhores né.. Se fosse uma produção top da Pixar talvez você não sentisse tanto essa perda. Não é só uma questão de ser CGI. E a personalidade da Cinderela não tem a ver com a do desenho clássico.. isso causa um estranhamento também.

Caio Amaral disse...

Outra coisa: o que eu gostei no Bob Esponja foi mais a ideia de trazê-los pro mundo real, pra interagir com seres humanos, etc.. não foi a animação 3D em si. Abs.

Anônimo disse...

Embora possa não parecer, os desenhos do Pica-pau tem uma mensagem: a de que o mundo é dos espertos. Não chega a ser uma mensagem edificante, mas não deixa de ser realista. Já os desenhos do Bob Esponja, de tão caóticos, parecem dizer que nada nessa vida faz sentido.