segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água

- Há um toque de cinismo que me incomoda, de Idealismo Corrompido - como se o filme quisesse ser infantil e ao mesmo tempo ridicularizar esse universo (Bob Esponja é retratado como ridículo por gostar de algodão doce e coisas relacionadas ao mundo infantil). O próprio personagem do Bob Esponja já é uma figura meio ridícula, caricata - não é um personagem charmoso como um Pica-Pau por exemplo).

- A sensação é a de pegar a história no meio. Não há uma apresentação dos personagens, uma trama mais elaborada, planejada para um longa-metragem - é como se fosse um episódio longo do desenho da TV, apenas uma palhaçada despretensiosa do começo ao fim. O que prende a atenção é o ritmo frenético e as milhares de ideias e piadas que deixam o espectador perplexo na poltrona (vendo o filme eu me sinto exatamente como o gato naquele sketch do Monty Python "Confuse-A-Cat": https://www.youtube.com/watch?v=2DmE8-Xg0Kg).

- O filme é sempre divertido, mas há poucas gargalhadas, piadas memoráveis e bem escritas. É tudo muito caótico, rápido - não há sequências com começo, meio e fim - um senso de estrutura.

- Divertido eles virem pro mundo real e ficarem em 3D.

- Mensagens altruístas suspeitas no fim da história (o importante é o grupo, não o indivíduo / é bonito se sacrificar pela sociedade, etc).

CONCLUSÃO: Roteiro menos sofisticado que o do filme dos Simpsons, por exemplo, mas ainda assim criativo e um bom passatempo para crianças.

(The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water / EUA / 2015 / Paul Tibbitt)

FILMES PARECIDOS: Uma Aventura Lego / Os Simpsons: O Filme / A Era do Gelo

NOTA: 6.0

17 comentários:

Anônimo disse...

Não é o primeiro longa metragem do Bob esponja, já tem Bob esponja: O filme, conforme a produtora, este é uma semi-seqüência.

Caio Amaral disse...

Ah verdade, teve um há uns 10 anos né.. corrigida a observação..!

Anônimo disse...

Pessoalmente, acho esses desenhos em CGI muito feios em comparação aos tradicionais. Veja, p. ex., a versão CGI da Cinderela, na série Princesinha Sofia. Para mim, qualquer coisa se perdeu:
www.youtube.com/watch?v=abSYQXBJvGc

Caio Amaral disse...

Aí tem 2 coisas:

1) Visualmente eu tb costumo achar mais bonitas as animações tradicionais, principalmente as da Disney - a aparência mais orgânica, o visual mais imaginativo, etc...

2) Essa animação da Cinderela em particular não é das melhores né.. Se fosse uma produção top da Pixar talvez você não sentisse tanto essa perda. Não é só uma questão de ser CGI. E a personalidade da Cinderela não tem a ver com a do desenho clássico.. isso causa um estranhamento também.

Caio Amaral disse...

Outra coisa: o que eu gostei no Bob Esponja foi mais a ideia de trazê-los pro mundo real, pra interagir com seres humanos, etc.. não foi a animação 3D em si. Abs.

Anônimo disse...

Embora possa não parecer, os desenhos do Pica-pau tem uma mensagem: a de que o mundo é dos espertos. Não chega a ser uma mensagem edificante, mas não deixa de ser realista. Já os desenhos do Bob Esponja, de tão caóticos, parecem dizer que nada nessa vida faz sentido.

Anônimo disse...

A paródia de filmes de super-heróis foi engraçada. O problema de Bob Esponja, no geral, é que a burrice dos personagens é tão exagerada que acaba se tornando irritante. E a série resvala para uma tendência à glorificação da estupidez, geralmente os idiotas de algum modo se dão bem e quem tem algum pingo de bom senso existe quase sempre para ser saco de pancadas (Lula Molusco, Sra. Puff).
Pedro.

Caio Amaral disse...

Interessante Pedro. Acho que nunca vi o desenho na TV então não cheguei a grandes conclusões sobre o personagem, hehe... abs!

Dood disse...

Desculpe Pedro, mas jovens Titãs em Ação consegue ser pior em todos os quesitos. Os personagens são feitos com base em heróis da DC e todos tem personalidades estúpidas. A estupidez da produção consegue ser pior que Bob Esponja em todos os sentidos.

Não deixa de ser observável também o anti idealismo embutido onde todos os heróis da DC participam de situações estúpidas e nonsense.

Anônimo disse...

Não tinha nenhuma intenção de dizer que Bob Esponja seja a pior coisa em matéria de animação. Não é, porque há muita coisa pior. Apenas quis comentar o que não gosto no desenho. Em geral, os fãs de Bob Esponja gostam mais das 3 primeiras temporadas, porque depois da quarta começaram a emburrecer demais Patrick e Bob, e carregar a mão na tortura ao Lula Molusco.
Pouco vi os Jovens Titãs, mas concordo que é muito ruim.
Pedro.

Dood disse...

Nisso eu concordo: Bob Esponja funciona muito bem nas primeiras temporadas, mas agora que seu criador morreu a tendência é só piorar.

Mas no caso de Jovens Titãs em ação peguei pra exemplificar porque, enquanto Bob Esponja tem personagens com características bem definidas, Jovens Titãs em Ação não. É um treco genérico usando criações pré existentes com humor anti idealista desde a sua concepção. De uma forma que chega a irritar, coisa que Bob Esponja não conseguiu me causar, apesar de ter largado a animação há eras.

A produção chega ao cúmulo de ridicularizar quem gostava da animação anterior Jovens Titãs (2005), que até tinha como base boas histórias.

Anônimo disse...

Dizem que a idéia original do Hillenburg era de que a série acabasse depois do lançamento do primeiro filme, que serviria de fechamento. Bob Esponja acabou sendo vítima de seu próprio sucesso, como Os Simpsons, outra série que foi esticada além da conta e acabou desvirtuada.
Pedro.

Anônimo disse...

Para minha surpresa, estão anunciando um terceiro filme do Bob Esponja, para 2020. Confesso que não esperava que o personagem fosse render tanto. A seu favor, pode-se dizer que Bob Esponja nunca teve as pretensões por assim dizer, didáticas, das novas produções da Disney, no sentido de empurrar mensagens. Bob Esponja ao menos deixa o público pensar por conta própria.
https://www.youtube.com/watch?v=NQW-LxjYYGg
Pedro.

Dood disse...

Assiti o filme ontem no Netflix, assim achei bem melhor que muita coisa por aí como Teen Titans Go o Filme. Você consegue enxergar o positivismo dentro do personagem e valores que ele carrega e são muito difíceis hoje em dia por exemplo: a lealdade que ele tem com o trabalho, o prazer da função e respeito as regras. Apesar do patrão dele (Sirigueijo) ser um um sovina de marca maior e não dar o devido crédito a ele. Mas eu acho que é o ranço do autor a um personagem capitalista, até porque Tio Patinhas é assim e gera alguma empatia.

Anônimo disse...

Infelizmente, o exagero de idiotice de quase todos personagens é que me impede de ter mais simpatia pelo Bob Esponja. Personagens burros são engraçados quando são bem elaborados, e sua estupidez mantida num certo nível. Pateta, Homer Simpson nas temporadas mais antigas, a Leni de "The Loud House" são personagens bobos que eu acho engraçados. Mas o Patrick e o galeto da Moana são apenas piadas forçadas demais, casos em que os roteiristas não souberam trabalhar para fazer da idiotice algo cômico.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Lembro pouco do filme pra comentar.. pelo que lembro era um humor mais niilista né.. que vinha de ideias aleatórias sendo jogadas na história.. diferente de algo como Simpsons, onde as piadas costumam dizer algo cômico sobre o comportamento humano, ou fazer algum comentário cultural, etc..

Dood disse...

Eu diria que o Bob Esponja é um humor niilista que não chega a ser tóxico de uma forma explícita. O filme vende o lance de trabalho em equipe, mas de uma forma vaga e sempre algo acima de interesses pessoais.