domingo, 1 de fevereiro de 2015

Caminhos da Floresta

- Disney + Rob Marshall na direção: não tinha como a produção não ser top, o visual não ser impecável, etc.

- Não gosto da música no começo do filme - esse estilo fragmentado, onde o ator canta um pouco, para, há uma cena, mais pra frente a música continua, etc. Sequências musicais são mais fortes quando têm um senso de unidade - começo, meio e fim. Mas é legal o momento em que todos entram na floresta (na canção "Prologue: Into the Woods").

- Meryl Streep sempre hipnotizante em cena! Tantas coisas acontecem no rosto dela...

- Cena do lobo (Johnny Depp) é fraca e a música também.

- Falta um protagonista, um drama pelo qual a gente se importe. O filme acaba parecendo mais um joguinho intelectual de misturar contos infantis, mas não evolui pra uma história independente, interessante em si, com algum significado. E também não aproveita o que há de interessante nos contos originais: a cena da transformação da Cinderela, por exemplo, acontece cedo demais, não emociona, não vemos o romance dela com o príncipe, etc.

- Não há canções boas! Isso torna qualquer musical frustrante. E as cenas não têm muita força, pois o filme não tem drama (nos melhores musicais, as canções servem pra intensificar momentos importantes da história).

- Cena em que Meryl canta "Stay With Me" pra a Rapunzel é boa! Uma das poucas que têm força.

- Alterações confusas na história!! Não faz sentido a Cinderela ir 3 noites no baile e fugir toda vez. Depois de 3 noites o príncipe ainda só conseguirá reconhecê-la através do sapato? Horrível a música e a cena em que ela canta na escadaria.

- SPOILER: Que estranho! O filme tinha que acabar depois que a Emily Blunt e o padeiro conseguem todos os ingredientes, quebram a maldição da bruxa, e ela engravida. Já foi resolvido o conflito principal da história, mas ainda falta muito pra acabar!! O que vai acontecer agora? A história até aí já não era das mais envolventes. A trama da "giganta" que ocupa a parte final do filme é um anticlímax!

- SPOILER: Estranho o príncipe trair a Cinderela e beijar a Emily Blunt!!! Que erro! Ninguém na plateia devia estar torcendo por isso. E depois ela morre??? E o padeiro ameaça abandonar o filho? E a mãe do João morre???? O que o filme quer dizer com isso? É só pelo prazer de arruinar "finais felizes"? Isso torna o filme profundo? Que bagunça!

CONCLUSÃO: Bem produzido, bem dirigido, com bons atores, infelizmente faltam boas canções e um terceiro ato mais satisfatório.

(Into the Woods / EUA, Reino Unido / 2014 / Rob Marshall)

FILMES PARECIDOS: Malévola / Oz: Mágico e Poderoso / Frozen / Valente / Os Miseráveis

NOTA: 6.0

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio de príncipes de mau caráter já virou clichê, há muito tempo. Acho que depois de "A Pequena Sereia" e "a Bela e a Fera" a Disney não apresentou mais nenhum príncipe bom. Depois disso a muito superestimada série Shrek oficializou o esterótipo do príncipe cafajeste. Mas parece que parte da crítica ainda se regozija com isso, como se fosse uma grande novidade.

Caio Amaral disse...

Pois é.. estamos numa época onde é oficialmente "cool" subverter contos de fadas, príncipes, princesas.. virou mainstream fazer isso, tanto que a própria Disney entrou na onda..

Anônimo disse...

Segundo notícias que vi na internet, era pro filme ser ainda mais infeliz. No musical da Broadway que serviu de inspiração havia a morte da Rapunzel, que foi cortada pelo Disney, o que já na época da produção foi motivo de chiliques do autor do musical, um tal Sondheim, e de feministas:
http://io9.com/into-the-woods-should-have-killed-rapunzel-1676068770
http://jezebel.com/disney-is-officially-destroying-into-the-woods-1592764491

Caio Amaral disse...

Verdade! Era pra ser bem mais dark... mas como é a Disney produzindo, eles censuraram muita coisa.. e ficou algo no meio do caminho... Nem um musical da Disney... e nem a peça como ela é... Eu provavelmente não teria gostado da peça original... mas mesmo assim, teria preferido ver uma adaptação fiel..