segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Cássia Eller

Não fiz anotações ao longo dessa sessão como de costume. Achei um documentário eficiente, mas como todo documentário sobre músicos, ele acaba dependendo muito do quanto você gosta do artista em questão (costuma ser diferente de ficção, onde você pode até não se interessar pelo assunto, mas aproveitar o filme num nível estético). Eu não sou um grande conhecedor ou admirador da Cássia Eller. Acho ela uma vocalista forte certamente, mas em termos de "Senso de Vida" não tenho muita simpatia (o Oswaldo Montenegro sugere o motivo logo no começo do filme - ele diz que há algo por trás da atitude da Cássia Eller que diz que o ser humano é pequeno, insignificante - só que ele diz isso como se fosse um elogio!). De qualquer forma, pros que gostam da cantora, o documentário é satisfatório e só deve aumentar a admiração por ela. Eu que não gosto saí com uma impressão um pouco mais positiva, por ver o lado gentil, sensível dela, que é bem diferente do que se vê no palco. Recomendo nesse contexto.

(Cássia Eller / Brasil / 2014 / Paulo Henrique Fontenelle)

NOTA: 5.0

2 comentários:

Lizabette disse...

Aceita uma sugestão Caio? Assisti Birdman pensando ser um filme de super-herói, porque ele foi VENDIDO desta forma aqui no Brasil, gostei muito do filme mas me senti enganada porque não era como mostrava no trailer. Por isso, acharia legal se você antes das anotações colocasse um ou dois parágrafos a respeito do que o filme parece se tratar conforme sinopse e comentários de outros, do que você acha que o se trata conforme cartaz, trailer ou começo do filme etc... e como ele foi vendido pelo estúdio ou produtora, distribuidora. Após as anotações, ou seja, após assistir o filme, colocar nas considerações finais se o produto é o mesmo que foi vendido ou melhor, ou apenas o oposto. Eu acharia interessante, pois nenhum site de crítica no Brasil comentou este fato do Birdman. Bjs

Caio Amaral disse...

Oi Lizabette! Uma época eu comecei a colocar no começo da postagem qual era minha expectativa em relação ao filme.. tipo assim:

http://profissaocinefilo.blogspot.com.br/2014/07/transformers-era-da-extincao.html

É uma ideia legal, mas daí parei pq na grande maioria dos casos, a expectativa era muito parecida com que o filme realmente era! Então ficava meio chato e redundante escrever isso.. São poucos os casos em que eu me surpreendo.. onde acho que o filme é algo, mas na realidade é outra coisa.. quando acontece, eu comento na própria postagem (por exemplo, quando falei sobre o Big Hero 6).

O Birdman eu já sabia como seria, talvez por conhecer o diretor e saber mais ou menos o que esperar dele.. mas realmente pode enganar, principalmente pra quem vê aquela estátua em tamanho real do Birdman que eles estão colocando nos cinemas! Bjs.