quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cinquenta Tons de Cinza

- Não há suspense, conflito: os dois se encontram logo no comecinho do filme e já fica óbvio que existe uma atração mútua. Não é criada uma expectativa em relação ao romance. Com o que serão preenchidas as 2 horas de filme?

- Ainda assim, como o filme tenta retratar um romance idealizado, fala de sexualidade, coisas interessantes para todos, acaba sendo minimamente divertido de assistir.

- Faltam qualidades na menina. O que o cara viu nela? Ela se mostra insegura, sem personalidade, submissa, fácil... O filme parece querer dizer pras meninas na plateia: basta você ser novinha e sexy que o mundo irá girar ao seu redor!!

- Faltam qualidades de caráter no cara também! A mensagem nesse caso é: basta você ter dinheiro e ser sexy que o mundo irá girar ao seu redor!

- Não há uma trama interessante, conteúdo - o filme se baseia no interesse sexual da plateia pra prender a atenção, como um filme pornô.

- Muito feio esse desejo dele de ser dominador (e o dela de ser submissa). O que atrai um ao outro é um traço negativo da personalidade deles. Acho feio e falso também o jeito infantil e ingênuo dela se comportar, principalmente quando ela mistura isso com uma uma atitude sensual. Você imagina uma criança de 4 anos fazendo sexo.

- História vai ficando cada vez mais chata e arrastada. O fato dela não ter assinado o contrato não gera uma grande expectativa pelo que vai acontecer.

- No final há algumas cenas onde ela se rebela contra o comportamento dele, e isso me faz gostar mais da personagem. O problema é que não é apenas o sadomasoquismo que é negativo na relação. Mesmo sem isso, eu já não gosto dessa relação entre uma pessoa totalmente submissa, passiva, dependente, sem autoestima, e uma outra poderosa, provedora, que toma todas as decisões e se responsabiliza por tudo - me parece algo doentio.

- Final ruim no elevador!!! Eles vão se separar mesmo? Não há um senso de conclusão, de que ela amadureceu, aprendeu algo novo, etc. As chicotadas que ele deu nela na cena final não foram tão piores, comparando com o que ele já tinha sugerido antes.

CONCLUSÃO: Curioso de assistir pelo tema apelativo, mas bastante superficial, e que mostra uma relação desequilibrada entre pessoas imaturas e desinteressantes.

(Fifty Shades of Grey / EUA / 2015 / Sam Taylor-Johnson)

FILMES PARECIDOS: A Culpa É das Estrelas / Crepúsculo

NOTA: 4.0

4 comentários:

Anônimo disse...

IMDB: 3,2

Caio Amaral disse...

Metascore: 47/100
Eu meio que fiquei no meio, hehe.

Anônimo disse...

Putz Grillows!!! Eis os filhos de Harry Potter e Crepúsculo. Não tem ninguém, nem mesmo um site falando bem desse filme. Li no Omelete que o roteiro não passa de um pornô soft core. E a comunidade BDSM está dando gargalhadas na cara do filme.
Faz tempo que não vejo uma boa adaptação de livro. Saudade da época onde a massa cinzenta funcionava e as histórias eram criadas.

Caio Amaral disse...

É quase isso mesmo.. pornô soft-core.. com uma historinha banal intercalando as cenas de sexo (que não são tão incríveis assim na minha opinião, talvez pelos personagens serem rasos)..

Bons filmes baseados em livros acho que até tem.. tipo no Oscar desse ano: A Teoria de Tudo, O Jogo da Imitação.. se bem que eu não li o livros pra saber o que é melhor..