quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Corações de Ferro

- Fotografia excelente, trilha sonora, som e direção também! Nível Oscar, embora não tenha sido indicado a nada.

- Violência chocante!!! Um dos filmes mais violentos que já vi - mas por algum motivo ele não soa sádico - não parece usar a violência de uma maneira vulgar, como um instrumento pra prender a atenção da plateia ou apenas para horrorizar.

- Ótimo ter no centro da história um garoto sensível, pacífico, que não tem vontade de estar na guerra. A plateia pode se identificar com ele e embarcar na história. O ator é carismático, e a relação dele com o Brad Pitt é interessante (por exemplo: quando Pitt força ele a matar o nazista, mas depois vai chorar sozinho - é como se ele visse no garoto alguém que ele já foi, e no fundo quisesse protegê-lo da realidade da guerra, mas não pode).

- Não há uma trama muito estruturada - a intenção do filme parece ser mais a de retratar os horrores da guerra. Ainda assim o filme é envolvente, pois simpatizamos pelos personagens e eles estão sempre passando por situações de perigo. É basicamente um filme de ação, mas com uma carga dramática forte.

- Boa a cena em que o Norman toca piano, depois chega a menina cantando - e a interrupção desse momento com a imagem das costas queimadas do Brad Pitt (lembrando a plateia de que a beleza na guerra dura pouco!). Bem escrito. Mas a sequência fica irritante depois que chegam os outros soldados e começam a maltratar a menina. Por que o Brad Pitt não toma uma atitude???

- Duelo entre os 2 tanques de guerra de tirar o fôlego!!! Ação muito bem feita! E a cena encerra com o Norman pela primeira vez matando os inimigos com vontade. O roteiro é bom - os eventos não vão acontecendo aleatoriamente, sem forma - cada sequência parece ter um começo, um desenvolvimento, um clímax, e uma conclusão interessante.

- O universo do filme é um pouco desagradável demais. Por mais que eu esteja achando um bom filme, estou torcendo pra acabar logo!! Não há a expectativa de algo muito positivo ou satisfatório no final. Em O Resgate do Soldado Ryan, por exemplo, havia violência, mas isso tudo estava envolto pela história bonita do resgate do soldado, da mãe que já havia perdido 3 filhos, etc. Aqui a gente tem toda a parte barra pesada mas sem uma história bonita pra equilibrar.

- Sequência final (eles enfrentando o batalhão inteiro com o tanque quebrado) é eletrizante e épica! Muito tensa e bem feita, embora a violência comece a passar dos limites do bom gosto.

- SPOILER: Que bom que pelo menos 1 fica vivo! O filme é aflitivo até o último momento. Imagem poderosa a que encerra o filme: o tanque de guerra visto do alto rodeado de corpos.

CONCLUSÃO: Filme de guerra barra pesada, violento demais pro meu gosto, mas ainda assim com uma atitude positiva, bem escrito, bem dirigido e com bons atores.

(Fury / EUA, China, Reino Unido / 2014 / David Ayer)

FILMES PARECIDOS: O Grande Herói / O Resgate do Soldado Ryan / O Barco - Inferno no Mar

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: