terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Um Santo Vizinho

- Divertida a apresentação do personagem. Bill Murray faz muito bem esse tipo fracassado / rabugento.

- Legal ver a Melissa McCarthy num papel mais fofo, e não fazendo uma sem-noção como de costume. O garoto que faz o filho dela é excelente também!

- É interessante a relação do garoto com o Vincent. Um pode aprender algo com o outro (principalmente o Vincent com o menino!) e você torce pela amizade.

- História é simples mas bem apresentada (Vincent topar tomar conta do menino por estar sem dinheiro, etc). Parece um pouco filme dos anos 80/90, quando os roteiros tinham uma estrutura mais clássica.

- Mas a trama é um pouco morna demais. Faltam conflitos mais sérios, expectativas maiores. A sensação que dá é que nada de muito ruim pode acontecer, nem nada de muito satisfatório. É apenas uma história divertidinha, mas amena, esquecível.

- Em uns 45 minutos de filme, o Vincent e o garoto já se tornaram melhores amigos. O que vai acontecer daqui pra frente? Não há mais nada pra aguardar! Nem o conflito do Oliver com o bully da escola existe mais.

- Bonita a cena da Melissa contando sua história pro diretor da escola e para o professor. O filme tem certa sensibilidade psicológica.

- O roteiro vai ficando sem rumo na segunda metade. Vincent perde dinheiro no jogo, depois tem um derrame... É como se eles não soubessem mais como deixar a história interessante até o final.

- No fim o filme todo parece servir pra promover o altruísmo, o que me irrita um pouco. Vincent é ladrão, bêbado, desonesto, namora uma prostituta - mas no fim das contas, como ele se sacrificou pelos outros (cuidou de doentes, comeu mal pra poder comprar ração pro gato), então ele ganha status de santo!

- Muito previsível a homenagem final, e nada emocionante. Se os dois tivessem tido um grande desentendimento, se a gente estivesse torcendo pra uma reconciliação ou algo do tipo, talvez tivesse mais impacto. Mas nada de muito sério aconteceu. A cena final do jantar é tão sem graça que é um desfecho imperdoável pra história (a cena durante os créditos também é morna - a plateia fica sentada aguardando algo hilário, e nada acontece).

CONCLUSÃO: Bons atores e um começo bem feito, mas o roteiro vai perdendo o rumo e a mensagem final é horrível.

(St. Vincent / EUA / 2014 / Theodore Melfi)

FILMES PARECIDOS: Larry Crowne / Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada / Um Grande Garoto

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: