quarta-feira, 8 de abril de 2015

Velozes & Furiosos 7


[uma crítica no formato antigo pros que sentiam falta ;)]

Esse sétimo episódio foi marcado pela morte de Paul Walker antes do término das gravações (o roteiro teve que ser alterado e irmãos de Walker foram usados de dublês). Outro marco foi a saída de Justin Lin, que havia dirigido os 3 filmes anteriores da série, e que foi substituído por James Wan (famoso por filmes de terror como Jogos Mortais e Sobrenatural).

O filme continua sendo uma celebração da testosterona, se dividindo entre cenas de diálogos entre personagens terrivelmente desinteressantes e cenas de luta/trocas de tiros/perseguições de carro sem peso dramático (e em alguns casos, cenas de luta dentro de carros em perseguições). 

James Wan faz um bom trabalho, mas não se sai tão bem como diretor de ação quanto se sai dando sustos na plateia. Muitas cenas são desagradáveis de assistir e bagunçadas visualmente. Eu tenho um pouco de TOC e gosto de ver ordem na tela, principalmente em cenas de ação: simetria, ritmo, um senso de estrutura... As boas cenas de ação do cinema são sempre coreografadas, funcionam quase como uma sequência de dança. Mas "ação" aqui virou sinônimo de quebrar coisas e agir de maneira caótica.

O filme desde o início está num nível Sharknado de exagero e falta de realismo (mas sem o humor) o que impede o roteiro crescer em direção a um clímax, e também tira a credibilidade das cenas e das habilidades dos heróis (é curioso pensar que em 1994, o ônibus de Velocidade Máxima saltando o vão da ponte era considerado algo extremamente forçado - imagine o que estará acontecendo daqui a 20 anos se o ritmo continuar assim!). Pra não falar apenas mal, há 1 cena que eu gosto que é a de Walker correndo sobre o caminhão prestes a cair no precipício - é uma ideia divertida, que é visualmente clara e preserva algum realismo físico.

Outra coisa que me intriga: as pessoas que fazem esses filmes não são amantes de carros? Então por que os carros são todos destruídos?!!! Fiquei particularmente irritado com a cena em que eles roubam o carro do bilionário em Abu Dhabi. O carro (apresentado como um dos mais caros, raros e velozes do mundo) está novinho em folha, guardado num cofre, e o que os heróis fazem? O destroem completamente em questão de minutos! Algum verdadeiro fã de carro tem prazer em ver isso?

Não tenho nada contra ação, nem nada contra músculos - mas é sempre bom lembrar que ação exagerada não torna importante um conflito banal - e que músculos inchados não tornam grandioso um personagem mal desenvolvido.

(Furious 7 / Japão, EUA / 2015 / James Wan)

FILMES PARECIDOS: séries Mercenários / 300 / Transformers / Missão: Impossível

NOTA: 4.5

2 comentários:

Djefferson disse...

Assisti hoje ao filme empolgado até, graça a uma declaração de um homem entendido do cinema: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-112358/
Fiquei chocado em como essas pessoas acreditam no que fazem, em como não possuem censo crítico.
O filme não tenta inovar nem ousar em nada, nem a edição é usada mais daquele jeito hoje em dia.
Desde o primeiro da série o cinegrafista era tarado por bundas magras. Como o Vin espera que um filme tão genérico ganhe algum prêmio da academia?

Caio Amaral disse...

Tem que ser muito sem noção né??? Pelo menos ele é ambicioso e está fazendo algo em que realmente acredita, heheh...