domingo, 5 de abril de 2015

Vício Inerente

- Não vejo muita graça no protagonista loser/criminoso/viciado. Apesar do filme ter humor, ele ainda não cria uma caricatura tão exagerada a ponto de se tornar uma comédia. Ele o retrata com uma admiração meio cínica, tornando ele "cool", carismático, esperando que o espectador vá se identificar em algum nível.

- A história é totalmente desinteressante e inacompanhável. Não há força dramática - o protagonista entra no caso não por um desejo pessoal, mas a pedido da ex-namorada.

- Na linguagem de Hitchcock, isso não é cinema mas "fotografias de pessoas conversando" - e conversando sobre personagens que não conhecemos e pelos quais não nos importamos. É um daqueles filmes com  milhares de personagens, nomes, sobrenomes, que se você não tiver um bloco de notas ele se torna impossível de entender. O diretor não está de fato interessado em fazer a plateia acompanhar a trama - tudo parece uma desculpa pra mostrar pessoas ridículas fazendo coisas excêntricas. Uma celebração do cinismo do diretor.

- Quando os personagens conversam, eles sempre estão falando sobre outras pessoas e insinuando que elas são perigosas, trapaceiras, como se isso fosse muito chocante. Mas todo mundo no filme parece trapaceiro! Não há nenhuma curiosidade em descobrir os "podres" por trás de pessoas que mal conhecemos e que já parecem podres desde o princípio. Se eles estivessem investigando personagens de ótima reputação, daí talvez houvesse um mínimo de surpresa.

- 2 horas e meia disso é uma tortura!!! Mais de 15% da sala já se levantou e foi embora no meio da sessão!

CONCLUSÃO: Um dos filmes mais chatos e desinteressantes que já vi.

(Inherent Vice / EUA / 2014 / Paul Thomas Anderson)

FILMES PARECIDOS: O Lobo de Wall Street / Trapaça / O Homem da Máfia / O Grande Lebowski

NOTA: 2.5

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando você compara este filme com "O Lobo de Wall Street / Trapaça / O Homem da Máfia / O Grande Lebowski" você quer dizer que é uma tortura também? (na sua opinião, claro). Que é apenas celebração de personagens desagradáveis? Ou pelo desinteresse da história? Não sou fanboy de nada não, fiquei curioso apenas.

Caio Amaral disse...

Acho que o que há em comum entre esses filmes é o tom cínico.. os personagens anti-heróicos retratados de maneira simpática, bem humorada.. Mas tb acho alguns deles entediantes em termos de narrativa.. O Homem da Máfia é do tipo "fotografias de pessoas conversando".. Podia ter citado "O Espião Que Sabia Demais" também.. que é todo feito de diálogos intermináveis sobre pessoas que pouco conhecemos.. Só que o Espião tem personagens sérios, então destoa um pouco do espírito desses outros..

Anônimo disse...

Falando em tortura, queria ver uma crítica sua de "Manos: The Hands of Fate" e "The Lost Skeleton of Cadavra". Crítica igual as que você fazia antes de adotar o formato de anotações.

Falando em crítica, se você aceita uma aí vai: acompanho o blog desde seus primórdios, e achei na época que sua análise a respeito dos filmes era muito singular e de personalidade, isso chamou minha atenção e passei a acompanhá-lo. No entanto, de uns tempos pra cá o blog vem decaindo de qualidade, e as postagens não são tão boas quanto antes. Admito, o formato de anotações é muito inovador e objetivo, comentar as cenas individualmente é muito interessante para o leitor. Mas quanto a escolha de filmes, a profundidade da crítica, das análises e a frequência das postagens é um pouco broxante.

Caio, não entenda-me mal, é apenas uma crítica construtiva e não sou nenhum hater para querer te atingir de alguma forma, pois posso muito bem estar equivocado.
De qualquer modo, fica aí a dica. Abraços.

Caio Amaral disse...

Oi.. Não entendi o que quis dizer com "o blog vem decaindo de qualidade".... Até onde vejo só houve 1 grande mudança que foi quando deixei de escrever textos convencionais e passei a postar minhas anotações. E isso não foi uma "decadência" gradativa, mas uma mudança brusca de um dia pro outro..

Por que você acha que a frequência das postagens diminuiu? Em Março fiz 8 postagens. Em Fevereiro 13. Em Janeiro 13. Compare com os últimos anos.. Sempre foi mais ou menos assim.. A frequência depende muito mais dos filmes que estreiam do que da minha vontade de escrever ou não..

E quanto à "escolha" de filmes? Eu sempre comentei os grandes lançamentos.. os blockbusters.. e também os filmes aclamados pela crítica.. filmes do Oscar, etc.. em que sentido piorou a escolha de filmes?

A profundidade da análise eu diria que aumentou pois antes, como eu tinha o compromisso de escrever um texto estruturado, com começo, meio e fim, eu gastava muitas linhas com transições, introduções, tinha que resumir a sinopse, etc, então eu não incluía todos os insights, todos os argumentos que tinha sobre os filmes. Eu não podia inserir todas as observações relevantes num texto coeso, pois estava preso a uma estrutura mais formal - agora eu posso simplesmente fazer um novo parágrafo e inserir qualquer observação que eu ache importante sem me preocupar com o que veio antes e com o que virá depois. Antes eu deixava muita coisa de fora pro texto não ficar longo demais.

O que mudou é que agora eu não organizo os comentários num texto embelezado, digerido pro leitor... com começo, meio e fim. Eu posto o material bruto... sem polimento... É nesse sentido que vc diz que a qualidade caiu? Ou outra coisa? Dê um exemplo de uma crítica no formato antigo que vc acha que fazia uma análise melhor que as atuais.. Abs!

Anônimo disse...

Caio, eu acho que o blog está bom. Não acompanho sempre, mas quando leio me sinto satisfeita. Acontece de vez em quando aparece uns "puristas" que gostam de tudo da maneira conservada, e quando aparece uma mudançazinha já fica de mimimi. Quando a cair a qualidade eu não sei porque como disse não acompanho há tanto temo, mas eu gosto assim como está. Continue assim. bjs

Ps: esse filme que o anonimo acima sugeriu The Lost Skeleton of Cadavra não é trash como o manos, é uma paródia da decada passada de filmes antigos, acho que ele talvez não entenda muito de cinema pra ficar falando essas coisas de um blog como o seu.

Caio Amaral disse...

Gosto de críticas, feedback.. só queria entender melhor pq ele acha que ta caindo a qualidade.. mas que bom que pra você tá bom, hehe. bjs.

Anônimo disse...

Joaquin Phoenix está a cara do volverine, com essa caracterização.