quinta-feira, 21 de maio de 2015

A Espiã Que Sabia de Menos

Novo filme do diretor Paul Feig, que faz agora sua terceira comédia consecutiva com a Melissa McCarthy (as outras 2 foram Missão Madrinha de Casamento e As Bem-Armadas). Aqui ela faz uma analista da CIA que, após a morte de um agente, parte em sua primeira missão como espiã (o título nacional da a entender que ela não sabe nada sobre ser uma espiã, mas na verdade ela é bastante inteligente e eficiente, apenas não tem a aparência típica de uma espiã). Melissa é divertida e perfeita pra esse tipo de papel (acho ela melhor assim, mais fofa, do que quando faz personagens grosseiros e sem-noção). Acho que o filme podia até ter focado mais nela e no humor, e tentado menos ser um filme de ação/policial com uma trama inteligente, pois o roteiro nesse aspecto é bastante comum e previsível. Lembra muito esses filmes nacionais com a Ingrid Guimarães ou o Leandro Hassum, com uma linguagem bem popular e que parecem mais um veículo pro ator do que comédias mais elaboradas que conseguem interessar pelo roteiro (na verdade eu só vi 1 filme com o Hassum e que era bem pior que esse, então a comparação é um pouco injusta). O filme tem umas participações especiais curiosas como 50 Cent (que não tem muito jeito pro humor), Jason Statham, Jude Law... Dos coadjuvantes a que eu mais gostei foi a vilã feita pela Rose Byrne, que tem uma química boa com a Melissa.

Acaba valendo mais pela protagonista e por alguns diálogos divertidos.

CONCLUSÃO: Comédia popular sem muita originalidade, mas bem intencionada e com uma protagonista carismática.

OBS: Eu não abandonei o formato de anotações; é que eu vi esse filme numa pré-estréia onde eles nos forçaram a lacrar os celulares dentro de sacos e eu fiquei sem meu bloco de notas.

(Spy / EUA / 2015 / Paul Feig)

FILMES PARECIDOS: As Bem-Armadas / Anjos da Lei 2 / Uma Ladra Sem Limites / Miss Simpatia

NOTA: 5.5

4 comentários:

Anônimo disse...

O 'Agente 86' do Steve Carrell e da Anna Hathaway e o péssimo 'Johnny English' do Mr. Bean usaram esse mesmo começo, do analista que é transformado em espião de forma improvisada.

Caio Amaral disse...

É... todo o filme tem esse clima de coisa pré-fabricada... mas dá pra se divertir.

Camila disse...

Feig brinca o tempo todo com os clichês do gênero, em especial, na figura da vilã interpretada por Rose Byrne e, principalmente, na do agente Rick Ford, vivido por um impagável Jason Statham. A Espiã subverte e ironiza todos os clichês dos filmes de agentes secretos, de Missão Impossível a 007, e é extremamente eficiente como um filme de ação, com ótimas cenas coreografadas. É uma grande alegria ver Melissa McCarthy ato, que também estrela Caça-Fantasmas o filme . neste filme, seu carisma conquistou Hollywood e tudo o que nós amamos, porque ele mostrou que seu talento é único, e apesar das críticas sobre seu peso, abriu uma grande carreira como atriz.

Caio Amaral disse...

Adoro a Melissa.. pena que na filmografia dela ainda não têm tantos filmes bons.. estamos numa época difícil pra comédias.. abs!