segunda-feira, 4 de maio de 2015

Cake: Uma Razão para Viver

- Muito aflitiva a dor da personagem! O que aconteceu com ela? Não sou fã de filmes sobre doença, luto, mas esse tem um tom cômico que ajuda. Ele não fica tentando fazer a Jennifer Aniston de vítima indefesa. Ela tem uma atitude mal humorada, grosseira, que acaba sendo divertida. Jennifer está ótima no papel. E não está tão enfeiada quanto eu imaginava. Apenas natural.

- Ela perdeu um filho? É legal a forma sutil (porém inconfundível) que o filme vai revelando o passado da protagonista.

- Como não há uma trama, um desejo de saber o que vai acontecer, etc, o filme vai ficando chato depois da primeira hora (Naturalismo). Uma reflexão sobre a dor, o suicídio, a morte, etc. Mas pelo menos tem uma protagonista carismática, bem escrita. E o roteiro não é de todo ruim. Não há cenas arrastadas onde nada acontece. Há sempre algo novo e interessante surgindo na história.

- Todos os relacionamentos do filme são gostáveis. Aniston com a empregada, Aniston com o ex marido, com o Sam Worthington e o filho dele, com a mulher do grupo de apoio. O filme tem um toque de benevolência que acaba compensando o tema triste. No fundo é sobre uma mulher que tem vários "anjos da guarda" que se importam por ela e cuidam dela num momento difícil.

- Forte a cena em que ela bate no William H. Macy. Nem é preciso dizer quem é o cara.

- Estranha a história da ladra que a Jennifer convida pra fazer o bolo! Pra que isso? Final um pouco estranho. Mas termina numa nota positiva (a cena do carro).

CONCLUSÃO: Um pouco cansativo, mas bem realizado, com uma boa performance de Aniston, e bem intencionado, pois foca na luta da personagem, não na deterioração dela.

(Cake / EUA / 2014 / Daniel Barnz)

FILMES PARECIDOS: Simplesmente Alice / Livre / Álbum de Família / Reencontrando a Felicidade / O Casamento de Rachel

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: