terça-feira, 26 de maio de 2015

O Labirinto de Kubrick

Documentário sobre O Iluminado onde diversos estudiosos dão suas interpretações sobre o filme e tentam expor significados ocultos que dão a ele uma temática maior daquela percebida pelo público.

Esse foi provavelmente o documentário mais ridículo que eu já vi na vida. Me surpreende alguém ter conseguido encontrar não só 1, mas diversas pessoas capazes de acreditar em teorias tão dementes e de dizer isso em público (na verdade o rosto dos entrevistados nem aparece, o que deve tê-los deixado mais à vontade pra falarem qualquer abobrinha).

Em uma das investigações, eles projetam O Iluminado numa tela com uma 2ª projeção sobreposta - esta do filme passando de trás pra frente (de forma que sobre a primeira cena do filme, há um "fantasma" da última cena do filme, e as 2 projeções vão seguindo em direções opostas, uma por cima da outra). Uma das revelações desse experimento é que, em um determinado momento, o nome do Jack Nicholson nos créditos iniciais está perfeitamente alinhado com carro do Jack Nicholson no centro da imagem, e com uma foto dele na parede do Hotel Overlook. Não porque Jack Nicholson é o protagonista do filme e aparece em muitas cenas, nem porque é comum o fotógrafo enquadrar os objetos no centro da tela (principalmente em filmes do Kubrick onde tudo é muito simétrico), mas porque Kubrick quis passar uma mensagem oculta pra quem eventualmente assistisse ao filme dessa forma (os entrevistados não explicam qual é essa mensagem, apenas ficam satisfeitos em saber que há "algo mais" no filme além do que os olhos podem ver).

Isso é misticismo do pior tipo e não me surpreende em nada que no documentário eles tenham dado um jeito de falar de física quântica, de teorias da conspiração sobre a ida do homem à lua, etc. O pior é que O Iluminado é de fato um filme muito rico onde há muitas coisas pra serem estudadas. Mas pros entrevistados, não são os méritos reais do filme que o tornam importante. É o número 42 na blusa de um personagem, que revela que o filme na verdade é sobre o Holocausto.

(Room 237 / EUA / 2012 / Rodney Ascher)

NOTA: 0.0

6 comentários:

Anônimo disse...

Pior parte do documentário foi quando indicavam as coisas ocultas para que a audiência enxergasse, até aí tudo bem. Mas em uma parte dizem que há um rosto nas nuvens e se olhar bem é de Kubrick.
Pausei o vídeo nessa hora e fiquei um tempão procurando. Olhei em fóruns na internet e falei com amigos e ninguém viu. Após isso, a credibilidade do documentário se tornou nula.
Parece aqueles documentários do History Chanel de alienígenas do passado.

Caio Amaral disse...

HAHAHA... Essa do Kubrick nas nuvens foi bizarra!!! Você ainda teve a inocência de pesquisar pra ver se era verdade! Hehe. Esse povo deve ver o filme fumando alguma coisa, só pode.

Snoop Dogg disse...

Seus haters, eu vi o rosto.

Anônimo disse...

Pela descrição, o que mais espanta é que se tenha encontrado quem se dispusesse a produzir e distribuir o filme.

Anônimo disse...

O nível das teorias desse filme parece igual ou pior do que os sites que se vê na internet sobre supostas 'mensagens subliminares' em desenhos animados, geralmente apontando conotação sexual em tudo, ou teorias malucas, como a de um tal Jon Negroni, que diz que todos os filmes da Pixar seriam capítulos de uma mesma história. Vai ver, ele acaba fazendo também um documentário dessa teoria.

Caio Amaral disse...

Algumas dessas teorias até são intrigantes.. minimamente plausíveis.. as desse documentário são simplesmente estúpidas.. as pessoas não batem bem mesmo..!