sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Vendedor de Passados


ANOTAÇÕES:

- Personagem da Alinne Moraes é muito antipática. Ela tem uma atitude de mal humor e desprezo em relação ao Lázaro Ramos que não parece natural e não tem justificativa. É só pra dar um clima "dramático" pro filme, de que os relacionamentos são "complexos".

- Trabalho dele ("vender" passados) é interessante e o filme parte de uma premissa original (até onde sei). O pedido da Alinne Moraes (querer ser uma criminosa) intriga, deixa a gente curioso.

- Os atores não me parecem convincentes. Não acho que seja problema de casting e sim de direção, pois todos os atores estão meio estranhos, sem naturalidade, principalmente os coadjuvantes. 

- Algumas frases parecem pretensiosas, forçadas nos diálogos pra dar uma profundidade que o filme não parece ter ("A gente só é feliz quando é pra sempre"). 

- O romance que vai surgindo entre os 2 não me atrai nem um pouco. Eles são imorais e no fundo se atraem pela dor que veem no outro, pelos problemas. Depois que a Alinne mente no jantar pros amigos, o Lázaro Ramos vai atrás dela no banheiro e a beija intensamente, como se ela tivesse acabado de fazer algo admirável. 

- O filme vai ficando tedioso. Em vez desenvolver o mistério do passado da Alinne, o filme foca num relacionamento chato que não parece ter futuro nenhum. 

- SPOILER: Meio forçada a reviravolta dela virar escritora, fazer um enorme sucesso com uma história falsa, etc. Não convence. E como o Lázaro Ramos pode dar lição de moral nela, sendo que o trabalho dele também é bastante discutível moralmente?

- Detesto esse clima constante de rivalidade entre os dois. Eles nem parece ter intimidade, se conhecer o bastante pra brigarem desse jeito.

- SPOILER: Pavoroso o final! Um dos piores dos últimos tempos!! O filme acha que criou uma grande surpresa, mas já estava muito óbvio que a relação não daria certo. Será que alguém na plateia estava torcendo por esses dois, ou achou que o filme teria um final feliz??

- O filme parece curto demais, parece que acabou a criatividade do roteirista e ele desistiu de escrever o terceiro ato.

CONCLUSÃO: Tem um ponto de partida promissor, mas o que havia de interessante na história não é bem desenvolvido, e o final é terrível.

(O Vendedor de Passados / BRA / 2015 / Lula Buarque de Hollanda)

FILMES PARECIDOS: Boa Sorte / 360 / Budapeste

NOTA: 3.0

Nenhum comentário: