sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Missão: Impossível - Nação Secreta

- Boa sequência de abertura / entrada do herói. Tom Cruise continua impecável como Ethan Hunt.

- Demais a cena dele escapando da tortura subindo pelo cano!

- O filme tem uma violência "limpa" - foca nas habilidades do herói e não em machucados, coisas desagradáveis.

- A trama (assim como em outros filmes da série) não é de fato interessante. É apenas um "MacGuffin", como diria o Hitchcock. O filme só fica de fato interessante durante as cenas de ação, que são muito bem feitas, construídas como "set pieces" - mais ou menos a proposta de filmes como Mercenários, Velozes e Furiosos, mas num nível bem acima em termos de produção, direção, atuação, trilha sonora (e num nível abaixo de 007 - Operação Skyfall).

- Algumas coisas parecem apenas desculpas pra cenas de ação... Não parece muito realista ele ter que mergulhar sem equipamento na usina só pra desativar o sistema de segurança. Mas desconsiderando isso, a cena é bem feita.

- Locações interessantes. Boa a cena de ação durante a ópera em Viena (também é bem Hitchcockiano situar cenas de ação em pontos turísticos famosos). Mas já é um clichê desde O Homem que Sabia Demais isso do assassinato ter que ocorrer num ponto específico da partitura.

- Ótima a perseguição de moto (ele sem capacete). Pena que no fim parece ter sido tudo em vão.

- Filmes de espionagem geralmente não me agradam muito por serem muito impessoais - essa obsessão por chips e pen-drives, etc. Falta um elemento mais humano na história.

- SPOILER: Boa a ideia do próprio Ethan ter que sequestrar o ministro no final. É uma reviravolta interessante que renova a energia da história pro último ato.

CONCLUSÃO: Um pouco previsível e familiar demais, mas ainda bem feito, com cenas de ação empolgantes e Cruise está muito bem como de costume.

(Mission: Impossible - Rogue Nation / EUA, Hong Kong, China / 2015 / Christopher McQuarrie)

FILMES PARECIDOS: Velozes & Furiosos 7 / No Limite do Amanhã / Jack Reacher: O Último Tiro / 007 - Operação Skyfall / O Legado Bourne / Missão: Impossível (todos)

NOTA: 7.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Até o trailer honesto da franquia Missão Impossível apontou os "MacGuffins" como 'astros':
https://www.youtube.com/watch?v=hK8AEa5EZ8o

Caio Amaral disse...

Haha, e tudo o que eles falam lá tem de novo no Nação Secreta. Inovação realmente não é a meta aqui...