quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Amy

O documentário tem uma narrativa poderosa que se deve em muito à realidade da vida de Amy Winehouse - o carisma, o talento, o enorme sucesso, a vida pessoal turbulenta e sua auto-destruição. Há algo nesse tipo de história que quase que automaticamente gera um filme envolvente. O documentário é cheio de vídeos privados que nos dão a oportunidade de ver a vida de Amy de dentro, pelo ponto de vista dela, o que é muito curioso e causa certo sentimento de culpa no público, que na época em que Amy era viva se "divertia" com sua imagem decadente (que às vezes parecia um jogo de marketing), pois não sabia da gravidade da situação. Pessoalmente eu sempre achei que havia sim algo de publicitário na imagem de Amy - no sentido de que no fundo a auto-destruição era sua marca. Acho que Amy sabia disso e passou a promover essa imagem, mesmo que subconscientemente - pois quanto mais decadente ela era, mais "Amy" ela era, e mais icônica se tornava.

O problema é que ela realmente vivia esse personagem, não apenas na frente das câmeras (como alguns artistas que só são auto-destrutivos em videoclipes), o que resultou em sua morte. É um pensamento meio mórbido mas, como ela "vendia" auto-destruição, sua morte de certa forma foi um grande sucesso pra sua "marca" - da mesma forma que Jesus (que vendia altruísmo) se tornou imbatível no momento em que foi pra cruz pela humanidade - um ato muito mais autêntico e icônico do que se ele tivesse casado, tido filhos e uma vida confortável.

Apesar de todos problemas e de eu não exatamente fã da imagem que Amy vendia, ela me pareceu, vendo o documentário, uma garota doce, talentosa, que queria ser melhor, que tinha um brilho especial e boas intenções artisticamente (ao contrário da Nina Simone, como se vê em What Happened, Miss Simone?), e que apenas não tinha força e estrutura psicológica pra suportar o sucesso e as dificuldades de sua vida pessoal.

(Amy / Reino Unido, EUA / 2015 / Asif Kapadia)

FILMES PARECIDOS: What Happened, Miss Simone? (2015) / Elena (2012) / O Show Deve Continuar (1979) / A Rosa (1979) / Nasce uma Estrela (1976)

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: