quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Travessia

NOTAS DA SESSÃO:

- Impressionado desde a primeira cena na Estátua da Liberdade. Direção criativa, personagem carismático, casting perfeito do Joseph Gordon-Levitt. O fato dele estar em cima da estátua e fazer alguns truques estabelece de maneira rápida e interessante o personagem e os temas de mágica e de que "tudo é possível" que parece central no filme e no caráter dele.

- O objetivo dele é insano mas é interessante, bem estabelecido, e eu amo o que ele representa - a realização de um sonho "impossível", da visão de algo bonito, inédito, desafiador, que vai contra as regras e a opinião da maioria.

- Fotografia excelente e o 3D é muito bem utilizado. Não só por criar a sensação de vertigem muito bem, mas Zemeckis sabe que em 3D não se deve fazer cortes rápidos, movimentos bruscos de câmera, etc.

- Bom todo o trecho do treinamento. Philippe treinando primeiro com 5 cordas, até chegar em 1 (a narrativa visual do filme é impecável). O diálogo com o Papa Rudy sobre ter respeito pela plateia. As dicas que ele dá sobre a tensão correta da corda, sobre os últimos 3 passos serem igualmente importantes, etc.

- Legal o primeiro encontro de Philippe com Annie (ela abrindo a porta com mímica pra ele sair do círculo).

- Efeitos incríveis e imperceptíveis, usados a favor da história. Será que o Joseph teve que aprender a andar na corda para algumas tomadas?? Isso é muito mais interessante do que muitos desses filmes de ação onde as pessoas correm pelas paredes, fazem coisas irreais, etc.

- Ótimas as imagens da travessia da Notre-Dame.

- Bom o diálogo quando Philippe diz que não quer usar fio de segurança na travessia. É uma loucura, mas respeito a ambição dele e o desejo de criar algo autêntico. Bonita a relação de respeito mútuo entre ele e o Papa Rudy.

- Mostra bem as qualidades necessárias pra se realizar uma visão dessas. A prática, a paciência, o planejamento, a determinação, a seleção da equipe e a construção de uma relação saudável entre todos, etc.

- A única coisa no filme que não funciona muito bem: o humor com o personagem do maconheiro!

- Incrível a recriação das Torres Gêmeas!! Efeitos especiais dignos de um Oscar. A sensação de vertigem que o filme provoca é impressionante (vejam em IMAX 3D). Nunca vi nada igual no cinema. Cada vez que alguém corre ou dá um passo em direção à beirada eu suo frio!

- Lindo o momento do Philippe acalmando o garoto que tem medo de altura (quando eles estão se escondendo no fosso do elevador). É inteligente incluir na história um personagem que tem medo de altura, pois torna a experiência ainda mais visceral pro espectador.

- Suspense muito bom. A flecha com a linha de pesca prestes a cair / o guarda se aproximando, etc.

- Direção excelente. A câmera nunca vai pra torre Norte antes da travessia e vemos quase tudo pelo ponto de vista do Philippe. Isso associado à fotografia, aos planos mais longos, aos ótimos efeitos, torna tudo muito vívido e real.

- SPOILER: Bonito o momento da travessia. A ideia das nuvens entrarem e sairem depois que ele já está na corda é um toque de direção digno de aplauso!

- SPOILER: A sequência é longa e cheia de bons momentos: a ideia dele voltar e atravessar várias vezes, o pássaro, o helicóptero, a câmera que "cai" lá do alto e vai mostrar o público na rua, os guardas chegando, o momento final dos 3 passos (que foi apropriadamente "plantado" no começo do filme), etc. Roteiro excelente.

- SPOILER: Homenagem final às Torres Gêmeas e o "11" sendo formado no fade-out: genial.

CONCLUSÃO: Filme divertido, inspirador, brilhantemente realizado, que nos lembra tanto pela história quanto pela forma em que é feito de uma época em que o entretenimento era criado com mais paixão, técnica e boas intenções.

(The Walk / EUA / 2015 / Robert Zemeckis)

FILMES PARECIDOS: Evereste / Walt Nos Bastidores de Mary Poppins / O Equilibrista / Vôo United 93 / Prenda-Me Se For Capaz / Náufrago / Forrest Gump: O Contador de Histórias

NOTA: 10

7 comentários:

Djefferson disse...

Consegui uma folga nas atividades e fui assistir hoje em IMAX 3D. Justamente por causa da sua nota 10. Na verdade tinha visto os trailers, mas não me empolguei tanto. Mas como eu "boto fé" em você, eu fui assistir.

Eu acho que esse filme deveria levar alguns "oscares". Faz muito tempo que eu não vejo um filme tão bonito e saudável de se assistir. Tinha família com filho pequeno na sala, e as crianças estavam interessadas. Fiquei triste quando o filme acabou. Queria ver mais filmes tão positivos assim hoje em dia.

Caio Amaral disse...

Que bom que valeu a dica, Djefferson! Achei incrivelmente bem feito e inspirador esse filme.. pena que esse tipo de filme está em baixa com o público, e provavelmente ele irá mal de bilheteria e perderá a vaga no Oscar pra filmes mais "modernos" como Perdido em Marte, por exemplo. Mas enfim.. já deixei de me irritar com as preferências das massas.

Djefferson disse...

Bem, eu achei interessante que a rede de cinemas optou por divulgar fortemente "A Travessia" ao invés de "Peter Pan", que obviamente tem um apelo maior. Tinha no chão um adesivo em 3D de comprimento real, quarenta e poucos metros, simulando a corda e as duas torres. Também uma corda acima de todos atravessando o shopping de ponta a ponta com um equilibrista inflável em cima. Inclusive "Peter Pan" nem consta na programação do IMAX, o próximo a ser exibido será "A Colina Escarlate".
Eu achei muito louvável da parte do cinema/shopping, pois como mencionei acima, a sala estava cheia de crianças, e elas ficavam apontando pra tela, preocupadas com o equilibrista. Daqui a alguns anos, elas assistirão de novo o filme e poderão lembrar e aproveitar. O mesmo não se pode dizer de "Peter Pan". Gostaria que o cinema fosse sempre assim, pois como falei a algum tempo, fui ver o "Quarteto Fantástico" e você sabe o que eu penso.
Além do mais, não fui ver "Perdido em Marte", mas fui ver esse só por sua causa.

Caio Amaral disse...

Q legal essa ideia do adesivo!! O Peter Pan é um filme fraco e mesmo antes de estrear já estava com clima de fracasso.. as distribuidoras devem ter sacado isso né.. e evitado de investir muito em publicidade.. acho que hoje em dia o público não se deixa levar tanto pela publicidade quanto antigamente.. porque com a internet o boca a boca é muito rápido.. se o filme é ruim a notícia espalha logo na primeira exibição, hehe. A Travessia já é um filme que não tem tanto apelo comercial (por não ser sequência, uma história baseada em quadrinhos, livros teen, etc) mas é um produto de qualidade.. se eles convencerem as pessoas a irem assistir, é bem provável que elas gostem da experiência.. funciona pra todo tipo de público, todas as idades, etc.

Thiago P. disse...

Achei o filme incrível, o uso do 3D com perfeição pelo Zemeckis talvez justifique aquela trilogia dele "Bewolf", "Expresso polar" e "Scrooge". Parecia que o interesse dele era mais em pesquisar a técnica do que contar histórias.

Achei incrível em vários aspectos, mas você considerou vários deles. Não sei se você ficou com essa sensação, mas eu tive a impressão de que fiquei tão interessado com o feito em si (a parte que parece um filme de assalto), que na hora eu tinha dúvidas se ele era bom o suficiente para o feito.

Mas pra mim este é um filmão sessão da tarde (no melhor sentido da expressão) e oferece uma experiência completa. Você chegou a ver o documentário?

Anônimo disse...

Não acho que chamar um filme de "sessão da tarde" de alguma forma o diminui. Muito pelo contrário, existe toda uma legião de fãs afirmando que a melhor época de suas vidas é quando os clássicos dos anos 80 passavam na sessão da tarde. Vide por exemplo as incontáveis listas sobre os clássicos dos anos 80 e 90 que eram exibidos na televisão. Classificar "A Travessia" entre estes clássicos só reafirma a qualidade inigualável do filme perante a onde de blockbusters que inundam os cinemas hoje em dia.

Mas no entanto, uma coisa me fez pensar. Faz muito sentido isto que você disse sobre a trilogia de zemeckins, que ele estava experimentando tecnologias e não fazendo cinema.

Caio Amaral disse...

Ah sim.. eu diria mais Tela Quente do que Sessão da Tarde talvez hehe.. pq na minha memória os da sessão da tarde eram mais juvenis..

Nossa, se o Zemeckis fez esses filmes só pra experimentar tecnologias então ele foi muito inconsequente.. devia ter feito que nem o James Cameron, que fez aquele monte de documentário em 3D.. antes de filmar Avatar, etc. Pelo menos não manchou a filmografia..