quinta-feira, 19 de novembro de 2015

45 Anos

ANOTAÇÕES:

- Curiosa a premissa da ex-mulher ser literalmente desenterrada/descongelada e vir interferir na vida de Geoff quase 50 anos depois.

- Charlotte Rampling e Tom Courtenay são ótimos e trazem bastante nobreza pro casal. A relação dos dois é bonita e os personagens são retratados com sensibilidade.

- Nas entrelinhas o filme promove ideias suspeitas e meu Alerta Vermelho quase soa, mas não chega a comprometer pois é algo bem secundário na história (Geoff se interessar pelas ideias de Kierkegaard, as discussões sobre mudança climática, as alfinetadas na Margaret Thatcher, etc.).

- Achei que a revelação sobre a outra mulher fosse desencadear uma série de acontecimentos dramáticos e abalar seriamente a relação do casal, mas o que acontece é sutil demais. Não há um motivo real pra Charlotte ter ciúmes do marido, suspeitar que ele nunca a amou. Ela é madura e sofisticada demais pra deixar algo assim perturbá-la. É um ciúme natural, porém bobo, superficial, que não tem força pra transformar os personagens. O tema do filme acaba sendo fraco e a história um pouco tediosa.

- Naturalismo. O ritmo é lento. Há alguns planos longos onde nada de relevante acontece.

- Bonito o discurso do marido na festa e a reação da Charlotte, embora isso não signifique muito e não acrescente algo de novo à história.

CONCLUSÃO: Retrato sensível de um casal de idosos, com um bom elenco, mas além das caracterizações, não há uma boa história ou um conteúdo profundo por trás.

(45 Years / Reino Unido / 2015 / Andrew Haigh)

FILMES PARECIDOS: Amor / Longe Dela

NOTA: 5.0

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca entendo quando vc fala idéias suspeitas, embora eu tenha lido o post alerta vermelho e senso de vida, continuo não entendendo

Caio Amaral disse...

Às vezes digo "suspeitas" quando as ideias ruins são sugeridas nas entrelinhas.. de maneira disfarçada.. e não de forma explícita.. O que vc não entendeu?

Anônimo disse...

Agora entendi, vc quer dizer nas entrelinhas, idéia apenas sugerida. Eu pensava que era alguma idéia por definição. POr exemplo: Capitalismo - essa é uma idéia suspeita. Socialismo - esta não é uma idéia suspeita

Caio Amaral disse...

É quando é nas entrelinhas E também quando é uma ideia que eu considero ruim: por exemplo se o filme simpatiza por ideias de esquerda (como esse aqui). Se o filme sugerisse valores que eu concordo, daí eu não diria que ele tem ideias 'suspeitas'.. só costumo dizer isso quando o filme sugere valores negativos..