segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Straight Outta Compton: A História do N.W.A.

ANOTAÇÕES:

- Caracterizações superficiais. Não sabemos muito da vida pessoal de cada um, se eles tinham algum talento especial, uma visão artística, etc.

- Primeira apresentação no clube: a música é horrível! Se há alguma virtude nessas composições e nessas performances, o filme deveria se esforçar minimamente pra explicar. Ele não funciona pra quem não curte o gênero de música. Não consegue transformar a história em um interesse universal (como 8 Mile conseguiu). É pra um público mais limitado.

- O sucesso deles parece inexplicável, rápido demais. É contado através de narração, em vez de ser dramatizado. Como eles conseguiram todos os contatos? Dinheiro pra produzir, gravar, tocar na rádio? O filme parece estar mais interessado em mostrar que eles vieram de um bairro violento, que eram criminosos, do que em mostrar quem eles eram e por que deram certo.

- As apresentações ao vivo são fracas. O único "mérito" do grupo parece ser falar um monte de palavrão. Não dá pra ver qual grande o talento deles.

- Apesar dos atores serem bons e carismáticos, os personagens não são admiráveis. Vivem em orgias, se relacionando com pessoas detestáveis, se comportam de maneira irresponsável, destrutiva, têm um estilo de vida horrível - em vez de inspirar, a história faz o sucesso parecer um pesadelo.

- O filme tem certa força como registro da trajetória da banda. Mas é apenas "correto", literal, sem algo de mais artístico em termos de roteiro, direção, fotografia, etc.

- Ice Cube quebrando o escritório do empresário: é pra gente achar ele "macho", "durão"? Pra mim ficou parecendo um ignorante.

- Muito longo!! Eles já se tornaram famosos logo no começo do filme, então não há algo de muito interessante pra aguardar. O filme se torna episódico, fica mostrando eventos aleatórios do tipo: o irmão de um morre, tal pessoa sofre um acidente, outro fica doente, etc. Mas não há um tema maior por trás disso tudo, uma ideia abstrata ou mensagem que costure todos os acontecimentos. Ele tem uma mentalidade de documentário.

CONCLUSÃO: Tem bons atores e uma produção respeitável, mas só é recomendável pra quem gosta de hip hop.

(Straight Outta Compton / EUA / 2015 / F. Gary Gray)

FILMES PARECIDOS: Jersey Boys: Em Busca da Música / Magic Mike / Ritmo de um Sonho / Ray

NOTA: 5.5

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante você diferenciar os atores carismáticos dos personagens detestáveis. Ao que me parece, os atores interpretaram a eles mesmos. É um paradoxo interessante. Imagino se Hitler protagonizasse sua própria autobiografia, assinando na produção também, com toda a parceria dele, goebbels, Himmler fazendo eles mesmos. Tal filme sendo como propaganda do partido Nazi. Daí resolvessem expor na tela seu ódio, antissemitismo, racismo e pulassem toda a parte político-econômica envolvendo o nazismo ou a sua infância e como se conheceram. Mas na interpretação, ganhassem um oscar pela sensibilidade e dramatização. Um tom dark em preto e branco e pronto, já é sucesso de bilheteria. É disso que o povo gosta, do negativo, do mal. Mesmo que sejam seus personagens preferidos.

Caio Amaral disse...

Hehehe... só que aqui eles não estão interpretando a eles mesmos... são atores interpretando o Dr. Dre, Ice Cube, etc... e acho que eles fizeram um bom trabalho. Consigo simpatizar pelos personagens no primeiro plano... a ambição, a necessidade de se expressar, a luta contra a censura e o preconceito... e acho que os atores têm um carisma natural... não são pessoas 'do mal'... mas daí a dizer que acho os personagens admiráveis, nobres, já é demais. É meio que nem o Wagner Moura no Tropa de Elite.. posso achar o cara meio ignorante, jamais iria querer andar com gente como ele.. mas vejo carisma na performance.

Anônimo disse...

Putz, comparar com o nazismo já é ignorância. Mas como efeito de comparação, assisti pela primeira vez Ed Wood a pouco tempo. Esperava ver um filme sobre "o sofrimento e o drama de um cineasta que luta mas não consegue". No entanto, me surpreendi ao ver um filme alegre e o Ed Wood uma pessoa super pra frente. As coisas davam errado e ele sempre positivo. Falta esse tipo de abordagem nas cinebiografias de hoje.

Caio Amaral disse...

Como o Ed Wood foi considerado o pior diretor do mundo, a abordagem leve e cômica acaba sendo apropriada... Mas se o cara fosse um sucesso, aí sim a tendência do filme nos dias de hoje seria a de mostrar o sofrimento, o lado podre, etc.