domingo, 13 de dezembro de 2015

Going Clear: Scientology and the Prison of Belief

Já está no Netflix esse documentário sobre a Cientologia, a religião excêntrica de astros como Tom Cruise e John Travolta. É um filme indispensável pra qualquer pessoa que se interesse por filosofias, religiões, pois mostra de forma perturbadora o lado negro da fé e o poder que ela tem de destruir o senso crítico das pessoas. É muito fácil ver o filme e chegar à conclusão de que não se deve ter nenhuma crença, seguir nenhum "mestre", e que o certo é se manter eternamento cético e agir de maneira pragmática - o que pode ser um erro também, só que pro lado oposto. Ainda assim, é bastante educativo ver pessoas que pegaram o caminho errado e se renderam ao desejo bastante humano de sentir que encontraram todas as respostas, que estão no comando das próprias vidas e têm o mapa definitivo pro sucesso e pra felicidade.

Já tinha visto alguns bons documentários no YouTube sobre a Cientologia, então nada do que eu vi aqui foi extremamente novo ou revelador. Ainda assim, esse é o que parece mais "oficial", bem produzido, com os melhores depoimentos, e o filme tem boas chances de ser indicado ao Oscar em 2016.

(Going Clear: Scientology and the Prison of Belief / EUA / 2015 / Alex Gibney)

FILMES PARECIDOS: An Honest Liar / O Mestre / Religulous

NOTA: 7.5

8 comentários:

Anônimo disse...

Não quero ser implicante, mas duas coisas: porque você não deu um 10? sempre quando o filme tá ficando bom mas tem alguma coisa ruim vc explica, esse pelo q vc falou só tem coisa boa. E segundo, em que sentido ser um cético pode ser ruim? não que eu ache 100% bom, é que eu não entendi o q vc quis dizer mesmo.

Anônimo disse...

Aliás, eu tenho um "mestre". Na verdade, uma pessoa em que me inspiro. E aqui segue o link de um dos melhores programas dele tratando exatamente sobre o mesmo assunto: https://www.youtube.com/watch?v=9OX_NSdYHUA

Caio Amaral disse...

Bem, pq como disse.. já tinha visto documentários bons sobre o assunto.. então não achei que esse acrescentou tanto assim pra quem já é familiarizado com o tema.. e o filme não discute temas importantes... como a função da filosofia na vida das pessoas, etc.. fiquei um pouco frustrado tb pq um amigo meu tinha digo que o filme tinha uma estrutura brilhante.. que ele começava te convencendo que a Cientologia era algo bom.. e que em algum momento virava o jogo e mostrava que você também tinha sido manipulado pelo filme.. Se fosse isso, daí sim podia ser um documentário nota 10.. pela inteligência na maneira de abordar o tema.. mas na prática não tem nada disso.. logo de cara o filme já apresenta a cientologia como algo perigoso.

Acho ruim ser cético no sentido de acreditar que não possam existir respostas, fatos, que não se pode provar nada, que tudo é subjetivo, etc. Acho que temos que agir como os cientistas.. estar abertos pra novas informações.. corrigir erros.. saber que não somos oniscientes.. mas ao mesmo tempo não ficar duvidando de conhecimentos sólidos, da teoria da evolução, etc.

Anônimo disse...

Como vocês podem não acreditar em deus??? os cientistas já provaram que o nosso DNA é 100% compatível com barro. Aqui é uma matéria científica apontando a realidade do assunto. Todos os argumentos dessa religião ateísta são refutados com questões lógicas:
https://www.youtube.com/watch?v=4aOlqo3QwQw

Maiara Maria disse...

Oi Caio. Poderia indicar alguns documentários disponíveis no Youtube?

P.S:Adoro o blog, acompanho sempre! Parabéns.

Anônimo disse...

Alguém conhece algum documentário ou filme neste estilo referente à seita das Testemunhas de Jeová. Acabei de ver este sobre a cientologia e vi que é bem parecido com o que falam dos Jeovistas, mas o que eu queria mesmo é ouvir mais diretamente de ex-membros e especialistas.

Aliás, esse video que o anonimo postou está me atormentando, alguém extraia esta música da minha cabeça.

"O homem evoluiu diretamente do macaco, e o macaco veio de uma escultura de argila. Eu sou cientista, eu sei o que falo." - Darwin, Charles.

Caio Amaral disse...

Oi Maiara...! No YouTube geralmente eu vejo esses documentários "B" que não vão pro cinema nem nada, mas que falam de temas que me interessam.. da Cientologia tem vários.. tem um bem sinistro com entrevistas com o L Ron Hubbard.. chama "Scientology: The Shrinking World of L. Ron Hubbard". Lembro que vi também aquele Loose Change sobre as teorias da conspiração por trás do 11 de Setembro.. esse tem legendado e é muito impressionante.. gostei tb do Ayn Rand: A Sense of Life, que é tipo uma biografia dela.. Documentário depende muito do seu interesse pessoal né.. eu geralmente vou atrás de coisas voltadas pra filosofia.. ou então documentários sobre cinema..

Caio Amaral disse...

Não sei nada sobre Testemunhas de Jeová...
Realmente, a música é uma pérola, kkkk.