sábado, 23 de janeiro de 2016

Creed: Nascido para Lutar

NOTAS DA SESSÃO:

- Chocante a cena inicial com as crianças no "presídio" (existe isso?!). Bonito a senhora revelando quem ela é pro garoto e chamando ele pra ir morar com ela.

- Bom o ator que faz o Creed (Michael B. Jordan) - passa um senso de dignidade, responsabilidade... Interessante ver um personagem negro que cresceu numa mansão, numa família super privilegiada... Incomum no cinema.

- Filme muito bem dirigido, produzido, com bom elenco, fotografia, etc.

- Meio batido isso do Stallone ficar relutante, não querer a princípio treinar o garoto... quando sabemos que no fim ele vai topar. Mas os dois têm química e formam uma relação positiva de respeito mútuo, quase de pai e filho. 

- Filmes de esporte sempre sofrem um pouco com o excesso de clichês e convenções: a apresentação do adversário "imbatível" (que além de ser mais forte é mau caráter), as cenas de treinamento, o romance paralelo que não serve pra muita coisa, etc. Mas os personagens aqui têm vida e isso mantém a história interessante.

- Como eu não sou fã de boxe acho meio difícil de me identificar com o sonho dele de lutar. Ainda mais quando ele não precisa disso pra viver, pois já é rico. Normalmente nos filmes o cara luta porque é pobre e não tem outra escolha. Além disso, em geral o protagonista tem alguma grande desvantagem. Aqui o Creed já é muito bom lutador. Só precisa se esforçar um pouco mais pra ficar entre os melhores do mundo. Então não há tanto aquele elemento inspirador de quando o underdog se supera. Mas por outro lado, o fato do Adonis já ser privilegiado, filho do Creed, cria um conflito diferente e curioso pra história: as pessoas acabam não acreditando nele, não por ele ser fraco, mas por ele parecer apenas um herdeiro pretensioso tentando se aproveitar da fama do pai, mas sem o mesmo talento. Acaba sendo um "underdog" de uma maneira inesperada, e torcemos por ele.

- Primeira luta de Creed muito bem feita, filmada aparentemente sem cortes! Como fizeram isso?!

- SPOILER: Stallone está ótimo! Bons momentos quando ele recebe a notícia de que está doente, e depois nos diálogos tensos entre ele e o Creed. Caiu uma lágrima na discussão entre os dois na prisão!! Amizade bonita entre os dois... Creed convencendo Rocky a seguir com o tratamento, etc ("Você luta, eu luto").

- Eles tentam repetir o momento da escadaria de Rocky: Um Lutador, mas não fica tão empolgante com Creed. Ele está numa posição bem diferente da de Rocky no primeiro filme.

- A luta final é impecável! Muito envolvente, bem dirigida... A cena do Creed caindo em câmera leta é fantástica (quando achamos que ele foi nocauteado). O olho dele inchado torna tudo mais tenso de assistir. 

- SPOILER: Meio chato isso dele "perder mas ganhar". Ainda assim, é emocionante o público gritando o nome dele no fim, etc. Acaba conseguindo criar uma sensação real de vitória. 

- SPOILER: Bonito o desfecho com os dois subindo a escadaria, vitoriosos. A trilha sonora é muito boa também. Várias pessoas saíram do cinema assobiando o tema principal.

CONCLUSÃO: Filme de esporte convencional mas muito bem realizado, bom boas performances de Stallone e Michael B. Jordan. Apesar dos clichês inevitáveis, consegue envolver e emocionar. 

FILMES PARECIDOS: O Homem que Mudou o Jogo / Rocky Balboa / Menina de Ouro / Seabiscuit - Alma de Herói / Karatê Kid - A Hora da Verdade

NOTA: 7.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Pô caio, nota 8 pro creed e só 7.5 pro peanuts. :(

Caio Amaral disse...

Ah eu adorei o Peanuts! É que pra mim cai mais na categoria "fofo".. do que na categoria "wow!" hehe.