terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Menino e o Mundo

NOTAS DA SESSÃO:

- Alerta Vermelho: logo nos primeiros minutos já fica claro que o filme é um ataque à indústria, ao capitalismo, etc. Tudo o que é da natureza parece bom, perfeito, alegre (o garoto pode pisar em nuvens, se pendurar no rabo do cavalo sem levar um coice), mas tudo o que é tecnológico e feito pelo homem é perigoso e mau.

- Animação precária. Como experiência visual o filme é fraquinho e nem diálogos ele tem pra compensar. Os personagens acabam sendo pouco expressivos e não geram empatia. O filme é apenas um veículo pra mensagem política do autor.

- Naturalismo: personagens e situações comuns, "realistas".  O roteiro não faz a gente ter apego pela figura do pai, portanto há pouco interesse em reencontrá-lo em termos de narrativa. A busca do menino não é envolvente pro espectador, até porque é improvável e pouco convincente. O menino tem alguma informação concreta sobre o paradeiro do pai? Como sabemos se ele está se aproximando ou não do objetivo? Tudo tem que ser visto de maneira distante e abstrata, e não como uma série de eventos coerentes.

- Alerta Vermelho: o chefe na colheita é retratado como vilão por dispensar funcionários fisicamente incapacitados para o trabalho (o engraçado é que, se ele mantivesse os funcionários, provavelmente seria condenado por abusar deles fisicamente, afinal o trabalho é árduo).

- Alerta Vermelho: os patrões saem do carro futurista vestidos de preto e se comportam como vilões. A cidade é mostrada como um lugar infernal. Basicamente todo o filme é uma declaração de ódio contra o capitalismo. Ou pelo menos contra tudo o que é moderno e avançado - tudo bem o garoto se encantar com o caleidoscópio, afinal é um brinquedo mais primitivo. Mas se fosse um iPhone não poderia.

- Alerta Vermelho: a "cidade dos ricos" dentro da redoma de vidro tem um monumento de uma águia gigante que basicamente é a águia Nazista! É pra lá que vão todos os tecidos produzidos às custas dos pobres... Tudo pra que possam virar roupas para a elite vaidosa e superficial, que vive das aparências (!). Ou seja, se os ricos não fossem tão maus, os pobres seriam felizes pois não teriam que trabalhar?

- Alerta Vermelho: primeiro o filme ataca a indústria por "forçar" as pessoas a trabalharem. Depois, chegam as máquinas que vêm substituir o trabalho humano... E daí o filme ataca as máquinas por tirarem os empregos dos trabalhadores!!!

- Alerta Vermelho: a cena das duas aves lutando é patética. A ave colorida e alegre representa o povo. A negra violenta e covarde representa a polícia, a indústria, tudo o que é "opressor".

- Alerta Vermelho: claro que o filme não ia esquecer de levantar a bandeira dos ecologistas e dizer que o capitalismo destrói a natureza. Em vez de uma história, o filme é basicamente uma lista de argumentos estúpidos.

- O menino ficou velho no final? Chegou a encontrar o pai? Reencontrou a mãe? Foi tudo um sonho? A história é ruim e mal contada. Se a cidade era tão horrível por que ele ficou lá a vida toda e só voltou pra casa depois de velho? Pra piorar, o menino termina usando o tecido colorido que foi roubado da fábrica. É que nem o Que Horas Ela Volta?, que no final a empregada rouba a cafeteira da patroa como uma pequena vingança contra o "sistema".

CONCLUSÃO: Animação precária com um roteiro péssimo cujo único propósito é promover as ideias anti-capitalistas do autor.

O Menino e o Mundo / Brasil / 2014 / Alê Abreu

FILMES PARECIDOS: Que Horas Ela Volta? / Canção do Oceano / Elysium / Cosmópolis / 1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras

NOTA: 0.0

2 comentários:

Anônimo disse...

E o diretor do filme resolveu dar uma entrevista, não sei se com a intenção de criar um clima de copa do mundo, criticando o Divertida Mente, que deve levar o Oscar na falta de concorrentes mais fortes, por mostrarem a alegria como uma 'garota loirinha bonitinha' (o cabelo dela nem é louro, é azul), e a tristeza como uma 'gordinha de óculos'. O ruim dessas críticas de estereótipos é que muitas vezes nem há para onde fugir, se a alegria fosse gorda poderiam acusar de ter incorrido no estereótipo do gordo bobo alegre, tão comum nos desenhos.
http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/01/o-menino-e-o-mundo-diretor-critica-divertida-mente-e-ve-chance-no-oscar.html

Caio Amaral disse...

Que horror... Ele podia ter apontado problemas reais no roteiro de Divertida Mente... mas dizer que não achou o filme ótimo pq a tristeza é gordinha e a felicidade é magra... mostra bem que tipo de "artista" ele é. Ele ainda parece se orgulhar do fato do filme dele não ter roteiro... ter tido uma produção desorganizada, anárquica... ridículo.