sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Shaun: O Carneiro

NOTAS DA SESSÃO:

- Shaun não tem uma personalidade definida, gostável. Os personagens são inexpressivos - a ausência de diálogos também não ajuda e deixa tudo com uma cara meio amadora.

- A história é muito fraca - não faz o menor sentido o fazendeiro ir parar na cidade acidentalmente dentro do trailer, e nem os carneiros irem atrás dele pra trazê-lo de volta (até onde sabemos, os carneiros odiavam o "chefe" e deviam estar alegres de se verem livres dele por uns tempos). Não há nenhum drama ou interesse na missão dos personagens. É uma historia apenas "fofinha" e despretensiosa tipo um episódio da Peppa Pig ou algo do tipo (só que menos divertida).

- Humor sem graça, sem ousadia, surpresa, e cheio de clichês (os carneiros "congelados" pra fingirem que são da imagem do painel; eles amontoados vestidos com roupas de gente, etc.).

- Herói Envergonhado. O Shaun não tem o menor destaque na história. Mal sabemos quem é ele. O filme devia se chamar "Os Carneiros" e enfatizar o grupo, e não Shaun.

- Por que os carneiros vão comer num restaurante chique? Por que o fazendeiro entra num cabeleireiro (e se torna famoso)? O roteiro não se esforça nem um pouco pra ser inteligente. É feito pra crianças pequenas sem senso crítico. Se ao menos fosse hilário daria pra perdoar.

- Péssima a "reviravolta" em que o fazendeiro joga o papel amassado pela janela e ele cai justamente na fogueira dos carneiros, revelando que ele tinha perdido a memória. A sequência do cavalo mecânico também é um absurdo. É uma ideia fraca após a outra.

- Toda essa aventura pra resgatar o fazendeiro e daí voltar pra rotina chata que os carneiros tanto detestavam no começo do filme!

CONCLUSÃO: Animação fraquíssima que não merecia a indicação ao Oscar nem pela parte técnica.

Shaun the Sheep Movie / Reino Unido, França / 2015 / Mark Burton, Richard Starzak]

FILMES PARECIDOS: Os Boxtrolls / Frankenweenie / Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais

NOTA: 3.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Os desenhos curtos de Shaun exibidos na TV Cultura até que são passáveis, apesar da visível falta de originalidade. Mas provavelmente um longa se torna cansativo. Parece que o desenho é muito popular na Inglaterra, e esse filme deve ter sido feito apenas para faturar às custas disso.

Caio Amaral disse...

Hmmm.. tem bem cara de coisa que passa na Cultura mesmo.. nunca vi os desenhos curtos.. nesse formato menor talvez funcione, mas pra um longa eles precisavam de uma história mais elaborada acho.