segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme

NOTAS DA SESSÃO:

- Legal essa animação 3D meio com cara de 2D. Fica moderno, mas sem se distanciar muito do desenho original.

- Tudo muito fofo. Os personagens, a história de amor (que cria interesse na trama até o final). Charlie, apesar de ser atrapalhado e inseguro, não cai na categoria de herói envergonhado. Ele é sensível, íntegro, não gosta de suas falhas e luta para superá-las, se interessa por uma menina que ele realmente admira e acha atraente, o que mostra uma ambição saudável, etc.

- O filme tem um tom mais infantil que outras animações modernas, pois não lida com temas controversos e não tem elementos agressivos: violência, morte, cenas assustadoras, etc. Mas psicologicamente é um roteiro mais sofisticado que a média, cheio de sacadas inteligentes e diálogos perspicazes.

- Hilário que depois que Charlie tira nota 100 na avaliação, tudo o que ele faz é considerado genial pelos colegas. Uma crítica inteligente à falta de objetividade das pessoas, principalmente ao julgarem artistas e pessoas famosas.

- Brilhante ele colocando Guerra e Paz em cima do trenó, hahaha. Acho legal que o filme cite literatura, compositores como Beethoven, e que os personagens se envolvam em atividades como escrever, dançar, tocar piano, etc. Dá uma noção pras crianças de que cultura é algo importante.

- Esses "devaneios" do Snoopy com o avião ficam um pouco longos, principalmente no final, quando estamos mais interessados em saber se o Charlie Brown vai conquistar a ruiva.

- SPOILER: Bonita a cena no ônibus e a ideia de que a ruiva o tempo todo estava enxergando além das aparências e se encantando pelo caráter de Charlie.

CONCLUSÃO: Filme leve, menos ambicioso que as produções da Disney ou da Pixar, mas sempre divertido, com personagens carismáticos, feito com sensibilidade, inteligência e transmitindo bons valores.

The Peanuts Movie / EUA / 2015 / Steve Martino

FILMES PARECIDOS: Bob Esponja: Um Herói Fora d'Água / Meu Malvado Favorito

NOTA: 7.5

2 comentários:

Anônimo disse...

É bom saber que a obra inteligentíssima de Charles Schulz não foi descaracterizada. Em certo sentido, acho até uma vantagem que a produção não seja tão ‘ambiciosa’ quanto as da Disney/Pixar, que de tanto querer ver o mundo inteiro contrito em adoração a cada novo filme, vem se preocupando demais com o aspecto visual dos filmes e descuidando dos roteiros, que viraram veículos para ‘mensagens’ fáceis que possam ser aceitas por todo mundo, do tipo ‘seja você mesmo’, vença seu medo’, ‘o amor da família é maravilhoso’, ‘siga em frente’, etc. , sendo que em alguns casos a ‘mensagem’ tem pouco a ver com a história que é contada.

Caio Amaral disse...

Eu não assistia muito o desenho então não sei se alguma coisa pode ter ficado descaracterizada.. mas vi com minha prima que é mais familiarizada com o Charlie Brown, e ela disse que eles foram bem fiéis na adaptação...