sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Spotlight - Segredos Revelados

NOTAS DA SESSÃO:

- Elenco ótimo! Todos muito bem escalados: Michael Keaton, Rachel McAdams, Mark Ruffalo, etc. Os personagens são atraentes, bons profissionais, têm relações positivas. O universo do jornal é bem recriado e convincente.

- A história é um pouco impessoal (é o que chamo às vezes de "filme de serviço" - quando o filme é apenas sobre o trabalho dos protagonistas e nada de muito íntimo está em jogo). Ainda assim o assunto dos abusos sexuais na igreja é interessante. O que me envolve na história é que eles pegam um caso aparentemente pequeno, de 1 único abuso, mas sabemos que o escândalo será muito maior do que esse e será um marco na carreira de todos como jornalistas. No fundo é uma história de sucesso, então a narrativa é prazerosa pois vamos vendo o caso ganhando dimensões cada vez maiores e surpreendendo os personagens. Há também a expectativa do "segredo" ser revelado para o mundo.

- Em termos de produção, direção, fotografia, o filme é bastante simples, sem nada de muito imaginativo e notável esteticamente. Mas é uma boa história, contada de maneira clara, com bons atores, então o filme funciona. A investigação evolui em passos lógicos, fáceis do espectador acompanhar, tornando tudo mais agradável.

- SPOILER: Chocante que 6% de todos os padres cometiam abusos! Ainda assim, o filme não parece atacar os valores da igreja (o que eu iria preferir), apenas condena as ações dos padres, então acaba sendo um filme "politicamente correto", que apesar expor os casos de pedofilia, não agride muito os valores do espectador mais religioso/conservador.

- Uma dimensão um pouco mais pessoal surge mais pro fim do filme, o que é bom: a decepção pessoal do Mark Ruffalo com a igreja, a história do Michael Keaton ter ignorado o caso dos abusos em 1993 e se sentir culpado por não ter feito algo mais cedo, etc.

- Satisfatório o final: os telefones tocando no jornal e depois a lista dos lugares onde outros escândalos foram descobertos.

CONCLUSÃO: Produção simples esteticamente, mas com um tema interessante, apoiada num bom roteiro e com bons atores.

FILMES PARECIDOS: Argo / O Discurso do Rei / A Hora Mais Escura / Frost/Nixon / Dúvida / Todos os Homens do Presidente

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: