sábado, 20 de fevereiro de 2016

Cinco Graças

NOTAS DA SESSÃO:

- Detestáveis a avó e o tio das meninas. Espero que o filme seja uma crítica a essa família repressora, e não apenas um retrato neutro de uma determinada cultura (como de costume em filmes Naturalistas).

- Interessante o tema da sexualidade precoce, da repressão. A caracterização das meninas é sensível e realista psicologicamente (exemplo: a mais novinha que ainda não amadureceu sexualmente mas por causa das irmãs mais velhas já começa a ser exposta ao assunto, etc).

- SPOILER: Divertida toda a sequência em que elas fogem pro jogo de futebol (elas aparecendo na TV, as mulheres derrubando a energia pros homens não verem, etc).

- Que absurdos esses casamentos arranjados! Ou o fato da menina precisar provar que é virgem na noite de núpcias. É uma cultura horrível que não valoriza a liberdade, o prazer.

- É uma graça a irmã mais nova (ela cuspindo no café, tentando dirigir o carro). A atriz convence muito com esse jeito menos feminino, mais 'moleca'.

- SPOILER: Que horror o tio abusar das sobrinhas! O roteiro tem um estilo Naturalista (retrato de pessoas comuns sem uma narrativa estruturada) mas pelo menos não é monótono. Tem sempre coisas interessantes acontecendo.

- É interessante a ideia de mostrar as consequências negativas que a beleza pode trazer, principalmente pra mulheres nessa idade.

- SPOILER: Por que a menina se mata??? Isso me pareceu totalmente arbitrário, sem fundamento.

- Curioso que aos poucos o filme vai deixando de ser Naturalista... Eventos fora do comum começam a acontecer, a menina mais nova vai planejando uma fuga (deixa de ser uma menina normal e passa a ter atitude heroicas pro contexto dela), há suspense em relação aos abusos do tio, etc.

- SPOILER: Tensa a sequência final quando as 2 fogem na noite do casamento!

- SPOILER: Bonito o final, a chegada em Istambul, num lugar mais civilizado. Parece um paraíso perto daquele ambiente atrasado em que elas viviam.

CONCLUSÃO: Ótimo retrato de uma cultura conservadora, que se torna um drama envolvente na medida em que o roteiro se distancia do Naturalismo.

Mustang / França, Alemanha, Turquia / 2015 / Deniz Gamze Ergüven

FILMES PARECIDOS: Entre os Muros da Escola / À Deriva / Em Nome de Deus / Aos Treze

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: