quinta-feira, 16 de junho de 2016

As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras

NOTAS DA SESSÃO:

- Acho um tédio essas cenas de ação que não têm o mínimo respeito pelas leis da física (as Tartarugas caindo de cima do Chrysler Building, etc).

- Megan Fox está ótima no começo (interagindo com o cientista, o diálogo sobre nerds e geeks, etc). Ela fica mais carismática com esse tom mais cômico (do que quando quer ser apenas sexy).

- Assim como no primeiro filme, os personagens das Tartarugas não são especialmente engraçados ou admiráveis - são no máximo simpáticos. Me irrita também o fato delas serem extremamente atrapalhadas, estarem sempre fazendo burrices... Isso parece ser em prol do humor, mas na prática acaba sendo uma forma de herói envergonhado, pois faz com que os personagens pareçam incompetentes.

- Sinto falta também um objetivo pessoal pra eles na missão de capturar o Destruidor (em vez de ser algo puramente altruísta pra proteger a humanidade).

- Esse vilão em forma de cérebro é ridículo!! Nada ameaçador. O filme todo tem um clima de desenho infantil, de coisas tipo Power Rangers, etc. Algo divertido mas sem a menor preocupação em soar inteligente, de bom gosto. É tudo assumidamente tolo e juvenil.

- Legal a participação da Laura Linney. Ela é uma atriz tão sóbria que até destoa do resto da produção. Ajuda a compensar um pouco o espírito despretensioso do filme.

- A trama toda é meio fraca e comum. Todo esse trabalhão pra caçar as 3 peças pra abrir o portal, sendo que no começo do filme já foi aberto um portal sem essas peças. Ou a história da gosma que faz animais virarem humanos e humanos virarem animais...

- Que absurdo o Casey salvar a Megan Fox de todos esses ninjas usando apenas um taco de hockey! Nada plausível.

- O conflito das Tartarugas sobre se transformar ou não em seres humanos levanta uma discussão interessante que dá uma dimensão a mais pro filme (o medo que elas têm do preconceito dos humanos, etc). E o surpreendente (pros dias de hoje) é que o filme não transforma isso num discurso político chato, como o Planeta dos Macacos: O Confronto, por exemplo, que vitimizava os macacos, etc. Aqui as Tartarugas não são animais cheios de ódio, anti-humanos, elas apenas lamentam o fato de serem diferentes, aceitam a realidade e lutam pra solucionar o problema da melhor forma possível (provando o valor delas, mostrando que caráter quebra preconceitos, etc).

- A ação continua totalmente irreal e cartunesca ao longo do filme. A cena deles pulando de um avião e caindo no outro é o cúmulo... Ou então depois o tanque de guerra descendo as corredeiras e atirando... Os produtores realmente chutam o balde e insistem em mostrar que não se levam a sério.

- Uma coisa diferente nesse filme é que as cenas mais paradas, focadas nos personagens, acabam sendo mais legais do que as cenas de ação... Têm vários momentos entre os personagens quando eles estão simplesmente conversando, interagindo, sem grandes efeitos especiais, etc, que divertem apenas pelo roteiro e pela performance dos atores.

- Divertido o portal abrindo no céu de N.Y. e a reação da Laura Linney, da população, as Tartarugas saindo na luz do dia... Mas parece meio absurda a ideia de que elas conseguirão destruir algo desse tamanho (eles são tão atrapalhados que mal conseguem comer uma pizza sem que algo dê errado).

- SPOILER: A solução pra destruir a "Estrela da Morte" acaba sendo boba. Toda aquela estrutura depende de um pequeno transmissor que pode ser facilmente removido... Isso não faz as Tartarugas parecerem muito brilhantes. E da onde elas tiraram aquele drone pra transportar o transmissor?

-------------------

CONCLUSÃO: Melhor que o primeiro, razoavelmente divertido, feito com energia, mas a overdose de fantasia e falta de seriedade dão um ar meio "trashy" e vulgar pra produção.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows / EUA / 2016 / Dave Green

FILMES PARECIDOS: G.I. Joe: Retaliação / Transformers / Mortal Kombat

NOTA: 5.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Megan Fox precisa mesmo demonstrar algum talento artístico, se quiser durar como atriz, caso contrário será posta de lado daqui a algum tempo, quando algum outro rosto bonito entrar na moda.
Certamente também deve ter ajudado o fato de o filme não ter na direção um Michael Bay, que parece preocupado demais com o corpo das atrizes.

Caio Amaral disse...

Ela sempre foi massacrada pelos críticos né.. hehe.. e com razão.. mas aqui achei q ela encontrou uma linha melhor de atuação.. uma coisa meio Elizabeth Hurley, sei lá.. vamos acompanhar, hehe. abs!