domingo, 3 de julho de 2016

Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro

Sabem a cena do filme Adaptação que eu postei recentemente? Brian Cox está interpretando o Robert McKee, autor do livro Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro, que é considerado a Bíblia dos roteiristas. Conhecia McKee por sua reputação, mas nunca tinha parado pra ler o livro. Sempre fui mais familiarizado com o trabalho do Syd Field, outro professor de roteiro bastante respeitado em Hollywood e que segue princípios parecidos com os de McKee. Ainda não terminei de ler Story, mas já deu pra ver que ele é superior, mais completo, sábio e profundo do que os livros do Syd Field. O apelido de "Bíblia dos roteiristas" não surgiu à toa, e eu realmente indico pra quem quiser entender melhor sobre os alicerces do cinema.

A dúvida que fica é: com todo esse conhecimento disponível pra qualquer um ler, e o livro sendo uma das maiores referências em Hollywood há tantos anos, como é que o cinema e a arte da história estão em declínio? McKee diz no livro:

"Não existe nenhuma conspiração pra manter ocultas as verdades da nossa arte. Nos 23 séculos desde que Aristóteles escreveu Poética, os "segredos" da história são tão públicos quanto a biblioteca da esquina."

É como economia. Já se sabe há muito tempo o que é que faz uma sociedade progredir ou regredir. Ainda assim, ano após ano vemos as pessoas tomando decisões que vão contra o progresso. Mais um indício de que no fim das contas é filosofia que guia uma cultura. E se a filosofia está em mau estado e toma um determinado rumo, todo o conhecimento que não sirva ao seu propósito acaba sendo ignorado.

A versão em inglês do livro eu comprei pelo Kobo por pouco mais de R$6,00. 

Nenhum comentário: