quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Sete Homens e Um Destino

NOTAS DA SESSÃO:

- A produção é ótima (visual lindo, elenco estelar, equipe técnica de primeira, etc). Não há nada de muito artístico, mas é tudo feito com competência.

- A história é um pouco previsível. A maneira como eles conseguem juntar um time de homens habilidosos parece meio fácil, repetitiva. Todo mundo que surge já atira extremamente bem e está disponível, etc. Fica a impressão de que será fácil o combate. Não vimos ainda o tamanho do exército do vilão pra termos receio de que eles possam perder.

- Há também o problema da motivação dos personagens. É o que chamo de "filme de serviço". Falta uma dimensão mais emocional / intelectual pra história. Só mais pro final entendemos que há um passado entre o Denzel Washington e o vilão. Mas ao longo da história a plateia acompanha tudo como se fosse apenas um trabalho qualquer que eles foram pagos pra realizar.

- SPOILER: A história fica mais interessante quando eles começam a planejar a estratégia da batalha: treinando os moradores da cidade, a ideia de construir trincheiras, convocar os trabalhadores das minas (e usar os explosivos), etc. Embora o vilão continue ausente demais, sem representar uma ameaça forte na narrativa, o que diminui o suspense.

- SPOILER: Um pouco óbvio que o Ethan Hawke iria resolver voltar na última hora.

- Quando finalmente chega o vilão na cidade e vemos que ele tem um exército enorme, deixa de parecer que os mocinhos irão ganhar facilmente. Só acho que isso devia ter sido plantado desde o começo.

- Gosto que apesar do número grande de mortes, o filme mostra tudo sem apelar pra violência de forma desagradável.

- SPOILER: Um pouco frustrante a maioria dos heróis morrerem no final. Mas como os personagens eram meio distantes, não chega a ser um anticlímax terrível. Só fica a impressão de que o prejuízo foi maior que o lucro. Que toda essa matança no fim não resolveu a vida dos que sobreviveram (é o tipo de situação que faz a gente agradecer a existência do governo).

- Legal que nos créditos toca o tema famoso do Elmer Bernstein. Não poderia faltar.

------------------

CONCLUSÃO: Remake conservador, sem muita originalidade ou surpresa, mas bem produzido e eficiente.

The Magnificent Seven / EUA / 2016 / Antoine Fuqua

FILMES PARECIDOS: Os Infratores (2012) / Bravura Indômita (2010) / Inimigos Públicos (2009) / Os Indomáveis (2007)

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: