sábado, 24 de setembro de 2016

Supermax - Primeiro Episódio


(Crítica "encomendada" por um leitor.)

Já reclamei aqui algumas vezes do fato dos reality shows atualmente não terem nada de "reality" e serem todos roteirizados, armados, tudo pra se criar mais conflito e entretenimento, o que acaba sendo uma fraude e traindo o propósito de um reality show (e destruindo o entretenimento). Agora eles deram um passo adiante... Resolveram assumir que é tudo ficção, contrataram atores famosos pra esse "reality fictício" - o que sem dúvida é mais honesto do que fingir que é tudo real. O problema é que, em vez dos criadores entenderem que agora eles estão de volta no campo da ficção - e que em ficção as regras são diferentes das de um reality show - eles continuaram apostando nas mesmas regras de um reality, e usando os mesmos recursos que realities usam pra prender a atenção do espectador! O que é um absurdo e não funciona.

Durante o episódio eu fiquei o tempo inteiro pensando: "Ok, legal, a história é sobre um grupo de pessoas que decide participar de um reality show numa prisão no meio da Amazônia. E agora, o que vai acontecer na história? Será que vai ter um desastre natural ou uma guerra nuclear e todos terão que sair da falsa prisão e parar na selva, pra de fato lutarem pela sobrevivência? Será que eles descobrirão que foram enganados, e que eles não estão de fato num programa de TV, mas nas mãos de sádicos que querem fazer um experimento humano, e que mesmo que eles queiram desistir, agora não podem mais sair da prisão?". Mas nada acontece! A "história" é de fato sobre um reality show - as provas de resistência, as relações entre os participantes, tudo o que está planejado pela emissora e que o público de casa também estaria vendo! Ou seja, nada acontece pra quebrar a ordem e dar início a uma história... O que acontece dentro do contexto do reality não é de fato um conflito pros personagens, afinal tudo não passa de uma gincana da qual eles podem sair quando quiserem pra suas vidas normais (não é como em Jogos Vorazes, por exemplo). Então é como filmar alguém num parque de diversões passando por diversos sustos, emoções, mas dentro do previsto e do seguro... Não há um "Incidente Incitante" que muda a situação dos personagens e os coloca numa verdadeira situação de perigo, de luta pela sobrevivência... É como se, em Jurassic Park, nunca houvesse uma tempestade e os dinossauros nunca escapassem! E o filme tentasse entreter o público mostrando os personagens participando dos "rides" e se impressionando com os dinossauros de forma segura do lado de fora da jaula, conforme o previsto pelo parque. Mas a jaula tem que abrir pra haver uma história, e é isso que os criadores desse programa parecem não ter percebido (me baseando nesse primeiro episódio). A produção é bem feita, os atores são bons, mas é sem dúvida uma das coisas mais malucas que já vi em termos de dramaturgia. Espero que as coisas mudem e que eventualmente as "jaulas" se abram ao longo da temporada (eu não pretendo acompanhar).

3 comentários:

Anônimo disse...

Ironicamente, poder-se-ia dizer que assumir a ficção é uma forma de mostrar os reality shows como eles são de fato. Assim esse seria o único reality show 'realista'.

Caio Amaral disse...

rss.. sim.. no mínimo é mais honesto q os outros né..

Anônimo disse...

Eu assisti toda a série. De algum modo me prendeu. Os primeiros episódios realmente causam essa sensação descrita pelo Caio, mas aos poucos a série prende. Em um determinado momento não sabemos mais se o que o personagem está vivenciando faz parte da imaginação dele ou se ele realmente está dentro daquela situação. O final da história, de verdade, apesar de ser meio previsível pelas pistas deixadas ao longo dos episódios, é bem "inovador" para a tv brasileira, a série viaja muito, muito mesmo. Não julguem pelos primeiros capítulos. É clichê, tem momentos até embaraçosos de tão clichê, mas alguns personagens compensam e algumas situações também. Tem efeitos bem legais, e um esforço grande pra assustar o telespectador, apesar de. As atuações não são das melhores, as vezes lembra uma Malhação. Mas apostei. Eu daria nota 5,0.