sábado, 10 de dezembro de 2016

Jack Reacher: Sem Retorno

NOTAS DA SESSÃO:

- Fraca a primeira cena. O xerife não estava mal intencionado, apenas usou o senso comum e achou que o Tom Cruise era o agressor. Ele não é um vilão, então não é um grande prazer ver o Tom Cruise virar o jogo e humilhá-lo. Nem sabemos direito por que Cruise bateu nessas pessoas. O filme quer apenas dizer pra plateia: "vejam como Jack Reacher é f***", mas não criou cena inteligente pra ilustrar isso.

- O personagem não é muito carismático. Ele é invulnerável, sem conflitos, não tem um lado humano, está certo o tempo todo, tem habilidades impossíveis, está sempre rodeado de pessoas estúpidas, não tem relações atraentes com outros personagens, e o grande prazer dele é derrotar todo mundo, dar porrada, provar que estão todos errados, que ele é um semi-deus e por isso está acima da ética, da lei, pode roubar carros, agredir os outros que está tudo certo (pra um defensor da Cientologia, dá pra entender por que esse tipo de coisa soa atraente).

- Cenas de ação genéricas, esquecíveis, não muito espetaculares (como costumam ser nos filmes de Cruise). O filme todo tem um tom ultrapassado. Ele quer ser atual, mas suas referências são de filmes ruins dos anos 90.

- Péssima a história de quererem raptar a filha dele. Reacher nem sabia que tinha uma filha. Por que todo esse senso de responsabilidade agora? A personagem da filha é detestável e toda essa aproximação entre os dois é pavorosa, um clichê atrás do outro (ele demonstrando interesse pela "arte" dela, etc).

- FUI EMBORA NO MEIO DA SESSÃO

Jack Reacher: Never Go Back / China, EUA / 2016 / Edward Zwick

FILMES PARECIDOS: De Volta ao Jogo (2014) / Operação Sombra - Jack Ryan (2014) / Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (2013) / Busca Implacável 2 (2012)

NOTA: 2.0 ~ 3.5

2 comentários:

Marcus Aurelius disse...

Que pena.... este filme tinha tanto potencial. O primeiro foi muito bom e fiquei empolgado pra assistir este segundo. Mas tanto o trailer quanto a recepção dos críticos e público me desanimaram.

Eu estou bastante ansioso pra assistir "La La Land" ano que vem, sinto falta de musicais no estilo antigo hoje em dia. Os musicais mais populares pós "Moulin Rouge" não me agradaram nem um pouco.

Caio Amaral disse...

O primeiro Jack Reacher eu achei legal tb.. mas trocaram o diretor, o roteirista.. e parece que perdeu a graça.. La La Land tá sendo muito elogiado pela crítica né? Não estou esperando um musical "de verdade" como os que eu gosto.. me parece algo meio cínico, começando pelo título.. me lembra o Todos Dizem Eu Te Amo, talvez o One From the Heart, do Coppola.. mas to curioso de qq forma!