quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Sing Street


Foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia esse filme irlandês escrito e dirigido por John Carney (de Apenas Uma Vez e Mesmo Se Nada Der Certo) sobre um grupo de garotos de Dublin formando uma banda nos anos 80 pra impressionar uma garota. 

É tipo um Superbad mas mais inocente, sem os palavrões, que mostra de forma divertida as tolices que os garotos fazem pra conquistarem garotas na adolescência (e confirma uma velha impressão minha de que a maioria dos músicos entram no ramo não por uma paixão específica pela arte, mas apenas como uma estratégia pra se tornarem mais atraentes pro sexo desejado - e tomam todas as suas decisões artísticas não baseados em preferências estéticas pessoais, mas no quão "sexy" eles irão parecer pros outros, rs).

Em termos de execução o filme não tem nada de muito virtuoso - é apenas bem feito, simples (como comédias em geral devem ser), e funciona pelo carisma dos atores, personagens, pela premissa divertida e o ótimo senso de humor (que vem sempre acompanhado de diálogos e insights inteligentes que revelam uma camada surpreendente de maturidade no roteiro).

É um filme despretensioso sobre pessoas adoráveis se juntando em busca de um objetivo positivo e se divertindo no processo. Destaque pra seleção de músicas dos anos 80 e pras canções originais que em geral são muito boas. (Já está disponível no Netflix.)

----------------

Sing Street / Irlanda, Reino Unido, EUA / 2016 / John Carney

FILMES PARECIDOS: Mesmo Se Nada Der Certo (2013) / Superbad: É Hoje (2007) / Pequena Miss Sunshine (2006) / A Garota de Rosa Shocking (1986)

NOTA: 7.5

2 comentários:

Marcus Aurelius disse...

Caio, valeu pela dica. Gostei da ideia do filme, vou assistir essa semana.

Caio Amaral disse...

Comédia pode ser algo bem subjetivo.. mas o filme vem sendo bem elogiado em geral. Recomendo!