quarta-feira, 1 de março de 2017

A Grande Muralha

Esse é um daqueles filmes cujas falhas acabam o tornando engraçado e relativamente divertido de assistir. O problema no fim é que o diretor Zhang Yimou (do ótimo Herói) tem certo talento, e isso impede o filme de se tornar um verdadeiro entretenimento trash. O filme parte de uma premissa ridícula, mas a execução não é ruim o bastante pra torná-lo um novo Sharknado. A má ideia aqui foi a de apresentar o filme como sendo uma espécie de épico tipo O Último Samurai, e não deixar claro pra plateia (através do título e do pôster pelo menos) que na verdade ele conta a história de uma invasão alienígena. Seria que nem você ir ao cinema assistir um filme chamado O Grande Abraham Lincoln e, uma vez dentro da sala, se deparasse com o filme Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros. Não que A Grande Muralha fosse se tornar muito melhor caso a plateia já tivesse certeza do que ela veria na tela. Independente da premissa, o filme é repleto de clichês, a história e o herói não são interessantes, a ação é irreal, etc. Mas acima de tudo, o choque entre 2 universos tão incompatíveis parece praticamente arruinar a possibilidade de um resultado de bom gosto. Isso me faz lembrar que filmes, assim como pessoas, produtos, empresas, também têm personalidades, projetam arquétipos, e estão sujeitos às mesmas regras que definem se uma marca parecerá coerente, atraente, ou simplesmente uma bagunça.

----------------

The Great Wall / China, EUA / 2016 / Zhang Yimou

FILMES PARECIDOS: Ben-Hur (2016) / Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) / Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

NOTA: 4.5

8 comentários:

Marcus Aurelius disse...

Então é tipo uma versão diferente de "Cowboys vs Aliens". Eu faria diferente então, eu situaria o filme logo na época em que os EUA estavam "westernizando" o Japão feudal. Daí teria "Cowboys vs Samurais vs Ninjas vs Aliens"

Caio Amaral disse...

Exatamente... rss. Outro filme que não gostei aliás..

Dood disse...

Caio quando assisti o trailer me veio a cabeca série de filmes a Múmia que eu esperava uma revitalização de estilo horror e era uma aventura.

Caio Amaral disse...

Ah sim... no de 1999 eles foram pra uma linha mais Indiana Jones, etc (vc não está falando do novo A Múmia com o Tom Cruise né?)... mas aí ainda há certa compatibilidade entre o tema do filme, o gênero, etc... Quando vc pensa em Egito vem logo à mente o sobrenatural, horror, aventura...

Dood disse...

Esse mesmo o interessante e que na época um professor que me dava aula criticou o filme por ele ser meio termo entre horror e aventuras. Acho os filmes (até mesmo o terceiro) bons filmes sobre o tema. Não sabia que Tom Cruise tinha um filme sobre o tema.

Caio Amaral disse...

Hmm.. pessoalmente não vejo um conflito entre horror / aventura.. muitos filmes que eu gosto têm elementos dos dois, como Tubarão, Aliens, etc. Pois é.. vai ter um reboot de A Múmia esse ano com o Tom Cruise.. parece que eles querem pegar os monstros clássicos da Universal e fazer uma espécie de universo compartilhado tipo Marvel através de uma série de novos filmes, etc. Abs.

Dood disse...

Também não vejo esse conflito se parar pra pensar bem, talvez por crescer nos anos 80 em que o gênero slasher era mais difundido na época acabou por me surpreender. Eu falo isso porque eu gosto da série, eu também esperava um terror dela com clima pesado e me surpreendi positivamente.

Caio Amaral disse...

O novo A Múmia com o Tom Cruise nesse sentido está até mais estranho.. pq o trailer foca totalmente na ação.. algo meio Velozes e Furiosos / Missão Impossível.. não parece nem terror, nem aventura, hehe.