domingo, 7 de maio de 2017

A Autópsia

NOTAS DA SESSÃO:

- Intrigante a cena do crime com o cadáver da "Jane Doe" intacto.

- Talvez o que mais chame atenção no começo seja o fato do filme não soar tolo como a maioria dos filmes do gênero. Há uma certa classe na direção, no visual, os personagens principais parecem pessoas inteligentes, o casting é decente, etc.

- Mas o que há de positivo na execução do filme, há de desagradável na ambientação, no conteúdo das imagens (um necrotério durante uma autópsia não é o lugar mais atraente pra você convidar o espectador pra passar 1 hora e meia!). Ainda mais quando a autópsia é mostrada em tantos detalhes.

- O fato dos protagonistas parecerem pessoas racionais, "pés no chão", na prática acaba agindo um pouco contra o filme. Não há tanta graça em ver homens como esses se surpreendendo com o sobrenatural, com a aparição de fantasmas, etc. Por algum motivo é muito mais gratificante ver pessoas burras e convencionais fugindo de monstros.

- Outro problema do filme é a natureza imaterial e intangível do vilão. Vultos aparecem de uma hora pra outra pra dar um susto nos personagens, mas logo depois desaparecem e a história continua como se nada tivesse acontecido (foi só pra ter um "jump scare" gratuito e quebrar a monotonia). A Jane Doe que seria o "monstro" principal é apenas um corpo imóvel que não sai do lugar o filme inteiro. Sem um vilão mais concreto fica difícil criar set pieces legais de terror. O filme fica apenas brincando com antecipação, com a ameaça de que algo assustador irá acontecer, mas daí foge sem satisfazer a expectativa.

- A namorada é um personagem desnecessário que só foi apresentado no começo pra viabilizar essa reviravolta arbitrária mais pra frente.

- SPOILER: Interessante a ideia da Jane ser uma das supostas bruxas de Salém. Foge um pouco do universo de clichês do gênero.

- SPOILER: O clímax é meio confuso (o Emile Hirsch matando o pai). Como eles já sabem das regras do mundo sobrenatural, do que precisa ser feito pra quebrar a maldição, etc? Pareceu tudo muito apressado.

- Há um momento bem sinistro mais pro final, quando chega o "resgate" e o Emile Hirsch está tentando abrir o alçapão.

- SPOILER: Apesar do final deprimente, há certa satisfação nesse final circular - a história terminando exatamente como começou.

------------------

CONCLUSÃO: Não muito divertido, situado num ambiente desagradável, mas feito com mais sensatez que a média.

The Autopsy of Jane Doe / Reino Unido, EUA / 2016 / André Ovredal

FILMES PARECIDOS: Ouija: Origem do Mal (2016) / Livrai-nos do Mal (2014) / O Último Exorcismo (2010)

NOTA: 5.5

Nenhum comentário: