segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Annabelle 2: A Criação do Mal

NOTAS DA SESSÃO:

- O grande diferencial de toda essa franquia Invocação do Mal é a qualidade da produção. Filmes de terror geralmente são produções de baixo orçamento, pouco sofisticadas, então é surpreendente ver algo do gênero com uma boa direção de arte, fotografia, som, figurino, movimentos de câmera interessantes.

- É um toque legal de direção a maneira como descobrimos que a Janice é deficiente, na saída do ônibus.

- A casa dos Mullins é uma locação bem interessante. A cadeira na escada pra deficientes, o elevador pra comida, a maquete da casa... Há vários elementos que tornam o lugar divertido e potencialmente assustador.

- Ainda assim a franquia continua assombrada por clichês: a vitrola sinistra que toca uma música supostamente alegre, portas que abrem e fecham sozinhas, o quarto proibido que ninguém deve entrar, etc.

- Forçada a cena em que a Janice entra no quarto da Bee pela primeira vez, acha a chave na maquete, e abre o armário onde está a Annabelle. Como ela adivinhou que a chave abriria aquela porta? Ela não sente medo? Nenhuma criança age assim.

- Outro problema é a falta de uma identidade clara pro "monstro" do filme. Não sabemos se é a boneca, ou se a boneca não é nenhum perigo e sim aquele demônio preto, ou se é o espírito da Bee, ou se é a mãe da Bee mascarada. Ora os monstros são visíveis pra todos, ora só algumas pessoas os veem / escutam, como se fosse uma alucinação. Diversos conceitos de coisas assustadoras surgem ao longo da história. Isso impede o filme de ter um vilão icônico como um Freddy Krueger, por exemplo.

- O comportamento artificial dos personagens torna a história toda irreal: as pessoas estão sempre entrando em lugares escuros sem motivo nenhum sabendo que há algo de maligno ali. Até parece que a Janice ficaria no quarto da Bee depois de ver o espírito da menina, os bonecos se mexendo sozinhos no teatrinho... Depois que ela já passou por isso tudo, o filme tenta criar um grande momento de terror na escada, na sequência da cadeira, mas tantas coisas aterrorizantes já aconteceram antes (que não assustaram a menina) que não faz sentido ela entrar em pânico só agora. Várias das crianças já viram fantasmas, mas todo mundo continua na casa fingindo que não há nada de estranho acontecendo, só pro filme poder seguir em frente pra próxima cena de medo. A cena em que a garotinha fica atirando a bolinha no corredor escuro e "pescando" a bolinha de volta é o exemplo mais óbvio da falta de sentido do comportamento dos personagens. É tudo tão artificial que tira todo o medo. Em vez de pessoas normais fazendo coisas plausíveis, ficamos apenas vendo o roteirista por trás das cenas, imaginando situações assustadoras aleatórias.

- Devem ter umas 10 pessoas na casa, mas sempre parece que os personagens estão sozinhos num lugar isolado, escuro, servindo de iscas fáceis pros espíritos. O ambiente do orfanato se torna falso.

- SPOILER: Ideia ruim a Janice ser possuída e virar vilã. Ela era a personagem mais forte do filme, daqui pra frente a história fica sem protagonista.

- Mal explicado por que os Mullins deixaram a boneca na casa esse tempo todo, em vez de destruí-la ou levá-la pra um lugar distante.

- Toda a sequência de ação final (quando todos tentam fugir da casa) é ridícula. Uma ideia burra após a outra. Sempre que conveniente um personagem entra sozinho num lugar escuro e fica preso junto com um monstro (a freira que fica presa com o espantalho, a garotinha quando fica presa no elevador, etc).

- Nada de surpreendente na conexão final com o primeiro Annabelle, o filme apenas segue a fórmula do gênero e faz algo que a plateia já viu diversas vezes.

------------------

CONCLUSÃO: Bem realizado num nível técnico, mas prejudicado pela Mentalidade Clichê dos autores e pela falta de realismo no comportamento dos personagens.

Annabelle: Creation / EUA / 2017 / David F. Sandberg

FILMES PARECIDOS: Quando as Luzes se Apagam (2016) / Invocação do Mal 2 (2016) / Annabelle (2014)

NOTA: 5.0

2 comentários:

Dood disse...

O primeiro Anabelle já achei artificial, na época a sessão estava lotada de crianças (não sei como as permitiram entrar na sessão), mas o filme é bem Clichê. Imagino esse como deva ser.

Caio Amaral disse...

Esse por enquanto está com notas mais altas no Metacritic, no IMDb.. mesmo assim achei pior que o primeiro..