sábado, 5 de agosto de 2017

O Filme da Minha Vida

Novo filme dirigido por Selton Mello, baseado num livro do autor chileno Antonio Skármeta (o mesmo de O Carteiro e o Poeta) sobre a vida de um garoto numa cidade do interior (nos anos 60?!), que sente falta de seu pai francês (que abandonou a família sem muita explicação) e vive uma série de situações típicas da juventude em sua cidade natal (a primeira vez num bordel, a primeira namorada, etc).

Assistir ao filme é mais ou menos como a experiência tediosa de ficar ao lado de um estranho enquanto ele te mostra álbuns de família, narra histórias de sua juventude num tom envaidecido, na expectativa de que você ache a vida dele tão fascinante quanto ele mesmo acha. Apesar da bela fotografia de Walter Carvalho, da direção de arte caprichada, das referências a clássicos do cinema (que dão a impressão de que o filme pretendia se distanciar da estética padrão do cinema nacional em direção a algo mais hollywoodiano) o filme no fim das contas é nacional até a raiz, pois em sua essência não ousa abandonar as premissas básicas do Naturalismo.

Não é nem uma boa história que se sustente sozinha (o protagonista é genérico demais, sem características interessantes, sem grandes objetivos, conflitos, o texto é raso), e a execução do filme também não é das mais bem sucedidas. Apesar do visual bonito, os diálogos muitas vezes soam forçados, os alívios cômicos não funcionam, o estilo da direção muitas vezes atropela o conteúdo só pra deixar o filme com um tom mais "cool", etc.

---------------

O Filme da Minha Vida / Brasil / 2017 / Selton Mello

FILMES PARECIDOS: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006) / Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

NOTA: 4.0

Nenhum comentário: