sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Liga da Justiça

NOTAS DA SESSÃO:

- Embora não seja tão estiloso quanto outros filmes do Zack Snyder, há algumas imagens chamativas que tornam o filme menos chato visualmente do que de costume (o que não é equivalente a uma "boa fotografia").

- A narrativa é um pouco dispersa no começo, fica pulando de um núcleo pro outro sem parecer estar desenvolvendo uma história única, bem costurada (temos uma cena de ação individual do Batman, depois uma da Mulher Maravilha, do Aquaman, etc). A ausência de um protagonista com um objetivo pessoal também torna a história menos interessante (essa coisa anti-individualista de um trabalho em equipe em prol do bem da humanidade, etc). Vai ser a velha estrutura de um time de heróis sendo formado pra um grande duelo final contra um vilão genérico que quer destruir o mundo. Pra mim o que mais prende a atenção no filme não é nada disso, e sim a impressão de que o Superman (dado como morto) irá ressurgir em algum momento.


- A ação, como sempre, é totalmente divorciada de realismo, objetividade. São poderes indefiníveis lutando contra outros poderes indefiníveis, de forma que nunca sabemos quais são os riscos, nem o que é preciso pra derrotar o vilão... Por que 6 heróis? Por que não 85? Será que 2 não dariam conta? Se o Batman é humano, como ele pode lutar num nível parecido de seres sobre-humanos? Por que a Mulher Maravilha consegue se mover mais rápido do que balas, mas ao mesmo tempo não consegue pegar aquela espada caindo em velocidade normal, e precisa da ajuda do The Flash pra alcançá-la antes de atingir o chão?

- O vilão já tinha 2 das 3 caixas com ele. Os heróis se dão conta de que 1 ainda está perdida. Você imaginaria que um trecho importante do roteiro seria dedicado à busca por esse último artefato, mas o filme resolve o problema da maneira mais preguiçosa possível, mostrando o Victor caindo do céu já com ela na mão no segundo seguinte: "Aqui está a caixa que faltava!".

- SPOILER: A técnica pra ressuscitar o Superman é meio boba - mergulhar ele num líquido estranho e dar um super-choque, etc.

- SPOILER: O reencontro do Clark com a mãe depois é um instante bonito.

- Falta uma referência maior do mundo real no filme. Tudo o que os heróis querem é proteger a Terra, os humanos, mas o filme mostra muito pouco da cidade, das pessoas normais como o espectador, pra gente ter uma dimensão do que está em jogo. Aquela cena de ação próxima à usina, por exemplo, há tantos efeitos especiais, a imagem é tão artificial, que eles poderiam muito bem estar num outro planeta.

- SPOILER: Continuo achando que a única coisa que torna a narrativa minimamente interessante é a "carta na manga" do Superman. O filme sabe que o espectador deseja vê-lo em ação, e fica segurando isso até o último momento, quando ele aparece pra derrotar o vilão (o que é um recurso válido). O problema é que todo o resto da história é bem fraco.

- SPOILER: A vitória no fim acaba parecendo fácil, pouco triunfante (até porque o vilão é totalmente caricato, sem personalidade). O Superman congela o machado dele, assim eles conseguem estilhaçá-lo (por que não fazer isso com o próprio monstro de uma vez?), e daí ele é devorado pelos próprios "capangas" (a ideia de que eles são bichos irracionais que devoram qualquer coisa que sinta medo, inclusive o próprio chefe, não é muito bem estabelecida).

- SPOILER: No fim o filme tenta colocar a Amy Adams pra fazer uma narração épica, mas o texto não é muito bom, e termina num tom inconclusivo. No começo, o filme mostra o mundo em luto com a morte do Superman, e isso cria a expectativa pelo momento em que ele se apresentará vivo (o que seria um final satisfatório), mas isso não acontece.

------------------

CONCLUSÃO: Mais um passatempo mediano lucrando em cima do apelo popular automático dos heróis - mas pelo menos é um filme bem intencionado, que não tenta subverter a imagem dos heróis, não usa humor de forma inapropriada como outros filmes, etc.

Justice League / EUA / 2017 / Zack Snyder

FILMES PARECIDOS: Thor: Ragnarok (2017) / Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

NOTA: 5.0

3 comentários:

Dood disse...

Acho que provavelmente esse e o menos tóxico dos filmes do Snyder, acredito que já estava pronto, mas quando viram o material que ele iria apresentar antes e alteraram. Pelo que eu lia sobre as notícias do longa.

Caio Amaral disse...

Nessas mega franquias os diretores quase nunca têm muita liberdade né.. é um produto mais do estúdio..

Dood disse...

Deu a impressão até que a Warner queria podar o Snyder.