sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Rei do Show


Mais um desastre pra coleção de desastres cinematográficos de 2017 (como falei de O Livro de Henry, Boneco de Neve, etc). Musical é o gênero mais difícil de se fazer na minha opinião, ainda mais quando se trata de um musical original como O Rei do Show, onde não existem versões anteriores pra darem uma referência de como o material pode funcionar. Então não me perguntem por que jogaram esse projeto nas mãos de um diretor que não só nunca tinha dirigido um musical antes, como não tinha dirigido NENHUM filme antes. Foi pedir pra fracassar (se o filme for mal nas bilheterias, depois o estúdio irá se lamentar dizendo que "musical é um gênero arriscado").


Em termos de produção o filme é incrivelmente bem feito (a fotografia lindíssima é do Seamus McGarvey que fez Anna Karenina, Desejo e Reparação). Há várias pessoas talentosas na equipe - talvez o único amador mesmo seja o principal que é o diretor. 

Mas o material criativo também já era fraco. As músicas são ruins, surgem de forma errada na história, a coreografia é de um mau gosto indescritível, a história é mal contada, os personagens não têm um pingo de carisma (o casting é tão equivocado que colocaram o Zac Efron pra representar uma espécie produtor sofisticado que apela pros gostos da elite!). O filme já teria sido mal sucedido o bastante se fosse apenas uma história genérica e inautêntica sobre sucesso, busca de sonhos, etc. Mas quando ele começa a fazer "justiça social", levantar a bandeira da diversidade "empoderando" mulheres barbadas, pessoas com problemas genéticos, daí eu perco a boa vontade que teria se o problema aqui fosse apenas falta de talento ou experiência com o gênero.

The Greatest Showman / EUA / 2017 / Michael Gracey

FILMES PARECIDOS: Burlesque (2010) / Across the Universe (2007)

NOTA: 2.0

Nenhum comentário: