domingo, 18 de fevereiro de 2018

Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi


Um dos roteiros mais sofisticados, bem escritos e com qualidade literária que vi nos últimos anos... A história mostra 2 famílias no Mississippi tentando se ajustar à vida após a 2ª Guerra Mundial e lidando com o racismo (uma família é a dos patrões brancos, a outra é a dos empregados negros). É provavelmente o melhor filme sobre racismo desse ano, e um dos poucos atuais a discutirem o tema com honestidade, sensibilidade, realismo psicológico, através de um conflito convincente.

Na família dos patrões, nós temos Henry e o pai, que são profundamente racistas, e Jamie e Laura, que não são. E, numa fazenda isolada, onde a cooperação entre todos é essencial e a convivência inevitável, essa diferença de caráter começa a gerar conflitos cada vez mais intensos entre os 4, conforme os empregados começam a fazer parte de suas vidas pessoais também. 

As relações vão se formando de maneira bastante convincente e orgânica: Laura recebe ajuda de Florence em situações de doença / emergência, Jamie cria um laço com Ronsel pois ambos têm traumas de guerra, etc. Tudo vai intensificando o conflito e levando os 2 lados divididos da família em direção a um confronto violento, numa cena marcante no fim envolvendo o personagem de Ronsel.

O filme é repleto de detalhes ricos que só assistindo mesmo pra apreciar - como por exemplo a sequência onde a personagem da Carey Mulligan fala sobre a intimidade que se cria com a morte quando se vive no campo... Ou o pai que menospreza Jamie ao longo do filme por ele não ter sido "homem" o bastante pra matar um inimigo na guerra cara a cara - e a maneira como essa provocação é relembrada no fim, tornando o clímax mais memorável. 

O elenco me parece ser o melhor ensemble do ano: todos os 7 que aparecem nesse pôster têm uma presença forte, personalidades bem construídas, conflitos claros e momentos bonitos ao longo do filme.

É curioso que os melhores filmes sobre racismo / preconceito desse ano (além desse gostei também de Detroit em Rebelião - ambos dirigidos por mulheres por sinal) não estejam entre os indicados a Melhor Filme, e que Corra!, A Forma da Água e Três Anúncios para um Crime estejam - 3 filmes de nível artístico inferior, mas que abordam o tema de maneira mais sensacionalista, estimulando o ódio, o tribalismo, etc. Me parece um fenômeno similar ao que vemos na política: se destacam mais aqueles que apelam pra vulgaridade, pros instintos primitivos da população, e as vozes mais sensatas acabam sendo abafadas no meio da gritaria.

------------------

Mudbound / EUA / 2017 / Dee Rees

FILMES PARECIDOS: Detroit em Rebelião (2017) / Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014) / A Cor Púrpura (1985)

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: