segunda-feira, 23 de abril de 2018

Aos Teus Olhos

Gosto muito do Daniel de Oliveira como ator e o filme começa com uma situação envolvente, mostrando um professor de natação carismático que é acusado de abusar de um de seus alunos - mas sem revelar pra plateia se ele é inocente ou culpado, apenas acompanhando o impacto do escândalo em sua vida pessoal. É uma situação que já vimos antes em diversos filmes como Dúvida, A Caça, e que sempre garante certo suspense. O grande problema aqui é o "combo" de Naturalismo, Subjetivismo e Pessimismo que se unem impedindo a história de se tornar uma narrativa realmente satisfatória.

SPOILER: Ao longo do filme nós não sabemos se o protagonista é inocente ou culpado, não sabemos se o aluno disse de fato pra mãe que ele foi abusado ou se é tudo uma invenção dela, e pra piorar nossa frustração, o filme termina numa cena aleatória, de forma aberta, inconclusiva, sem nos mostrar nem o que acontece com o protagonista no fim.

Saímos apenas com uma noção vaga de que a felicidade é algo frágil, que um pequeno gesto pode desencadear uma série de acontecimentos e destruir sua vida a qualquer momento, que não existe verdade absoluta, apenas "narrativas" diferentes, e que a tecnologia e as redes sociais vão tornar o mundo ainda mais caótico e imprevisível no futuro.

Não é desinteressante de assistir, mas fica a impressão de um roteiro incompleto, tirado do "forno" antes do tempo, que merecia pelo menos um final mais sólido.

------------------

Aos Teus Olhos / Brasil / 2018 / Carolina Jabor

FILMES PARECIDOS: Sangue Azul (2014) / A Caça (2012) / Dúvida (2008)

NOTA: 5.0

15 comentários:

anna lu disse...

Fiquei chateada com o final, quando percebi que havia terminado o filme, e sem uma conclusão, senti que havia perdido meu tempo assistindo. 😪

Caio Amaral disse...

Pois é, Anna... os cineastas Naturalistas fazem isso de propósito... deixam coisas em aberto sob o pretexto de que a vida é complexa, que na realidade não existem finais conclusivos, que é ingênuo da parte da plateia querer explicações claras, etc, o que acho uma grande bobagem, abs!

fernandoferroiron@gmail.com disse...

Senti a mesma sensação.

fernandoferroiron@gmail.com disse...

No caso,a conclusão é da plateia.Isso é ruim pq geralmente o público gosta de pelo menos indício pra tirar alguma conclusão e o filme não faz isso. Assim sendo, muita gente não vai querer ver o próximo filme do diretor. É p meu caso.

Caio Amaral disse...

É.. se o filme tivesse uma narrativa sólida e só o final ficasse em aberto.. ainda não comprometeria tanto.. mas muita coisa ao longo da história já é muito subjetiva.. isso não funciona pro espectador comum.

Unknown disse...

É incerto até demais, houve exagero no "aberto"👎

Rob disse...

O erro em minha opinião não foi abordar mais a criança, um interrogatório mais direto, algo assim, ficou apenas com a palavra da mãe, e depois do pai. O final abrupto em minha opinião foi um erro, enfim...

Anônimo disse...

Esta passando no Corujao II , li o texto e decidir não assistir. Tenho nem tempo pra filmes que fica com final em aberto

ANDREZAO.....CONTATOS disse...

Hipocrisias a parte,aguça o imaginário... Reflexões de acusado e "vítima" basta você se por no lugar dos coadjuvantes...

Anônimo disse...

Eu também preferi não continuar assistindo

Anônimo disse...

Filme tosco. Isso é um desrespeito com quem assiste o filme. Fazer cinema assim é fácil. Basta uma câmera, um monte de cenas que pouco explicam e um final que não existe. Absurdo!!!

Anônimo disse...

E por isso que ngm gosta dos filme nacionals sempre ferram o propio filme de algum jeito

Anônimo disse...

Uma história que termina com um desfecho repentino, inconclusivo e que é um total desperdício de tempo assistir. Apesar de ter um bom elenco, é uma história muito mal contada.

Anônimo disse...

Vi dia 13 de Janeiro de 2024 as 02:30 da manhã na globo, acho o exagero em deixar o final em aberto, poderia ter um final mais sólido.

Anônimo disse...

Péssimo, falta de respeito com quem está assistindo, fazendo perder nosso tempo com.uma.historia sem fim e sem contexto