sexta-feira, 27 de abril de 2018

Vingadores: Guerra Infinita

Vi 2 horas do filme mas acabei me cansando e indo embora meia hora antes do final. Simplesmente me senti perdendo tempo na sala, mais uma vez investindo numa franquia que desde o primeiro capítulo nunca me proporcionou um pingo de prazer ou de satisfação artística, que me parece insípida em todos os aspectos importantes de um bom entretenimento, e que continua a entregar apenas mais do mesmo de forma mecânica, enlatada. Quando vejo esses filmes da Marvel muitas vezes me sinto como um assexual entrando num cinema pornô, ou um ateu atendendo um culto evangélico... A sensação de olhar pra tela e simplesmente não entender qual a graça, como se me faltasse uma glândula extra que todos os outros espectadores tivessem.

Pra mim o problema é que todas as coisas que o filme oferece de "valor" na verdade são fundadas em questões passageiras, superficiais: efeitos especiais grandiosos que parecem sofisticados hoje mas que daqui a 10 anos já serão ultrapassados; a presença de dezenas de astros que estão em alta no momento e fazem o filme parecer imponente, cool, mas que não representarão muito para as gerações futuras assistindo ao filme; o apego que os fãs têm aos personagens por mérito dos quadrinhos ou de filmes anteriores, e não deste filme em particular; e também por uma espécie de auto-afirmação social, da identificação do espectador com uma "tribo" ou uma sub-cultura específica defendida pelo filme (nesse caso a dos nerds), da mesma forma que nos anos 60/70 faziam filmes hippies pra agradar o público hippie, filmes Disco pra quem ouvia música Disco - filmes que hoje em dia em geral parecem péssimos.

Uma das principais marcas de um bom filme é que ele resiste ao teste do tempo, pois o que ele tem de valor está na essência, naquilo que é universal e atemporal na arte (e no cinema, tudo começa com um bom roteiro e uma boa história) não nos elementos secundários. Então filmes assim acabam sendo o equivalente cinematográfico a essas músicas sobre rebolar a bunda que fazem sucesso por alguns meses e podem até proporcionar instantes divertidos na balada, demonstrar algum tipo de "sabedoria pop" e valor de produção, mas cuja pobreza musical a faz cair em esquecimento na temporada seguinte.

Pra quem quiser melhorar essa capacidade de enxergar o que é essencial em um filme e o que é secundário, o melhor exercício é começar a assistir muitos clássicos e filmes antigos em geral. E parar pra pensar por que é que um bom clássico continua impactante hoje em dia... Observar o que ele tem de especial, que erros ele não comete, por que determinadas cenas continuam tocando as pessoas da mesma forma... E por que outros filmes que foram grandes hits em suas épocas (às vezes mais bem sucedidos do que esses que se tornaram clássicos) hoje em dia soam tão datados, pobres, ineficazes, como por exemplo alguns filmes de desastre dos anos 70, que eram repletos de astros e efeitos especiais caros - coisas que podiam divertir o público num nível superficial e lotar salas de cinema - mas que vendo hoje fica claro que sem essas "muletas" o filme não se sustenta tão bem.

Avengers: Infinity War / EUA / 2018 / Anthony Russo, Joe Russo

FILMES PARECIDOS: Capitão América: Guerra Civil (2016) / Vingadores: Era de Ultron (2015)

8 comentários:

Korvoloco Aspicientis disse...

Ufa! Finalmente achei alguém que não goste desse filme, pensei que eu era o único. Até parece que a Disney fez uma lavagem cerebral em escala global nas pessoas. Se eu falo que detesto os filmes dos Vingadores, o pessoal me esculacha, como se fossem membros de algum culto religioso. Típicos fãs acéfalos que anos antes se maravilharam com o trailer de Batman vs Superman, dizendo absurdos como: "Só esse trailer é melhor que todos os filmes de super heróis juntos", mas hoje em dia esnobam a DC e provocam discussões inúteis pela internet à fora.

Gostei do seu blog, encontrei ele recentemente e vou te acompanhar daqui pra frente. Continue com o bom trabalho. ;-)

Marcus Aurelius disse...

Olá Caio, vc parece exausto, saturado, nestes dois últimos textos. E eu concordo plenamente. Eu ia comentar no post A Ghost Story que faltou a nota e o gráfico, mas com o post dos Vingadores eu entendi tudo.

Assisti Vingadores ontem e saí com uma sensação ruim, de que eu tinha assistido uma fanfic animada por amadores que apenas colocam personagens brigando. Eu me perguntava o tempo todo "onde está o filme?".

Espero pelo bem do mundo que filmes de heróis cessem de existir por uns 10 anos depois disso.

Caio Amaral disse...

Valeu Korvoloco!! Seja bem vindo ao blog..! Realmente.. há uma coisa diferente nesse mundo dos filmes de heróis.. que virou um lance meio que de time de futebol.. ninguém enxerga mais o filme de forma objetiva.. julgam tudo com base em referências internas, regras subjetivas, comparações com outros filmes, etc. abs!

Caio Amaral disse...

Oi Marcus, eu estou num "momento" estranho mesmo, não sei se é exaustão, hehe.. mas se vc já entendeu, então entendeu mais rápido q eu kkk :) Realmente.. no ritmo que esses filmes tem sido lançados.. não vejo como algo sustentável.. aliás, o público já devia estar cansado da fórmula faz tempo.. acho bizarro esse Vingadores estar agora com nota 9.1 no IMDb, classificado como o 9º melhor filme da história.. pra mim isso parece trambique.. corrupção dentro do IMDb, rss. Ou então virou uma espécie de religião mesmo, como falou o Korvoloco lá em cima..

Dood disse...

E o que eu tava comentando com você no Facebook: é a euforia por conta dos personagem, somente isso. Pra quem os acompanha vê-los na telona nessa grandiosidade pra nós é o momento, depois se esquece. Pra você ver: entre um transformers e o universo cinematográfico da Marvel não tem muita diferença. O que sustenta são os personagens o que eles representam. Acho que se Esquadrão Suicida tivesse o mesmo carisma teria bombado como Os Vingadores, sendo que de qualidade não tem nenhuma.

Pelo menos fica um pouco longe do anti idealismo que o Snyder coloca nos personagens da DC, apesar de não significar muita coisa.

Caio Amaral disse...

Exato.. eu "meio que" entendo esse tipo de euforia, mas isso hoje em dia me atinge num nível superficial apenas, não me faz gostar de fato do filme, pois com o tempo fui percebendo que isso é algo secundário, relativo.. que o filme não pode depender apenas desse apego pessoal do espectador; ele tem que ter personagens e uma história que impacte o público mesmo que ele não tenha a menor ideia do que se trate a franquia, mesmo que não se interesse pelo universo, etc.. foi parecido no Star Wars: O Despetar da Força.. que não tinha um super roteiro.. porém se aproveitou bem da memória afetiva do público, e criou várias cenas "emocionantes" mencionando / resgatando personagens e objetos dos clássicos, etc.

Sim.. alguns da DC apelam mais pro trágico, etc.. mas esse Vingadores apesar de ser mais leve, tb passa longe do que chamo de Idealismo... Não por querer ser Anti-Idealista necessariamente, mas por ser feito por gente sem talento, que nem têm noção de como atingir esse resultado.. Apenas seguem clichês, fórmulas, copiam outros filmes.. E um dos maiores problemas aqui no que diz respeito a Idealismo é o "pilar" da Autoestima (o que falo na postagem dos 4 pilares, etc). Pois aqui eles diluem tudo em dezenas de personagens, não há noção de individualismo, a grande mensagem é aprender a trabalhar em equipe, e na maior parte do filme vemos os heróis apanhando, sendo ineficazes, dando golpes que não funcionam, usando armas que quebram, mostrando que todos são pessoas normais, imperfeitas, "gente como a gente", etc. Abs!

Anônimo disse...

Hollywood tem uma longa tradição de explorar um filão de sucesso fazendo filmes ruins até o público enjoar, e com os quais quase ninguém se importa depois. Como os filmes do Elvis Presley, ou os filmes em que Bela Lugosi repetiu à exaustão seu papel de Drácula.
Inclusive o James Cameron comentou recentemente que seria bom se o público cansasse logo de filmes de super-heróis, e que existem outras histórias para serem contadas no cinema.
Falando do IMDb, a última vez que acessei o site, notei uma mudança de que não gostei nada. Retiraram a função que permitia ordenar as críticas dos usuários por seu teor favorável ou desfavorável ("Loved It/Hated It") e agora (ou pelo menos na última vez que acessei) as críticas são ordenadas apenas pela aprovação dos usuários, e para se ver uma opinião que destoe da média (uma negativa a um filme popular ou positiva a um filme impopular) é preciso passar por dúzias de críticas.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Sim, Pedro.. natural.. o grande público sempre pôde e sempre poderá ser "fisgado" através de estratégias baratas né.. e sempre haverá produtores que não ligam tanto pra qualidade, querem apenas um dinheiro fácil.. então sempre teremos esse tipo de coisa infelizmente, rs.

Eu nunca entro nessa área pra ler as críticas dos usuários no IMDb.. então nem notei a mudança..