domingo, 24 de junho de 2018

Oito Mulheres e um Segredo

Me pareceu apenas uma grande desculpa pra reunir um grupo de atrizes carismáticas e bem vestidas na tela - a história do roubo em si não é tão interessante ou envolvente, até porque não há muitas coisas em jogo na trama: as protagonistas decidem roubar as jóias apenas pela diversão, não por qualquer tipo de necessidade maior, o que deixa a narrativa um pouco leve demais, sem drama, conflito (além de glamourizar o crime sem justificativa alguma). Mas vale como uma diversão passageira.

Ocean's Eight / EUA / 2018 / Gary Ross

NOTA: 5.5

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos essa produção não cometeu o erro do filme das caças-fantasmas, que fingiu que o universo original não existiu e mesmo assim reivindicou a memória afetiva do público.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Oi Pedro, uma sequência é diferente de um remake.. Caça-Fantasmas é um remake/reboot, então não poderia agir como se fosse uma sequência.. então ele simplesmente conta a história de novo com novos personagens.. assim como Onze Homens e um Segredo (2001) ignorou o original de 1960 e contou a mesma história de novo, "fingindo" que o outro não existiu, etc.. Quanto a reivindicar a memória afetiva.. não vejo problema, exceto quando o filme depende apenas disso pra funcionar, não tem um roteiro criativo, ideias novas, personagens interessantes, etc, e tudo depende da nostalgia. E principalmente, sou contra filmes tipo Star Wars: Os Últimos Jedi, que abusam da memória afetiva ao mesmo tempo em que têm uma atitude anti-idealista que busca destruir justamente aquilo que eles querem homenagear.. Agora, simplesmente fazer referências ao original em tom de homenagem, não vejo problema.. assim como acontece em tantos remakes bem feitos.. o Cabo do Medo do Scorsese, por exemplo, usa a mesma trilha do original de 1962, tem participação especial do Gregory Peck (que estrelava o antigo), e isso até torna o filme mais divertido.. abs.

Anônimo disse...

No caso específico do Caça-Fantasmas, considerando a popularidade dos filmes dos anos 80, teria sido preferível que a produção de 2016 tivesse estabelecido algum nexo de continuidade com eles, o que teria evitado a polêmica. Mas os produtores pensaram que poderiam usar a polêmica para fins de propaganda, e optaram por ignorar a história original e tentar ganhar a simpatia dos fãs com referências secundárias que ficaram sem sentido. Não deu certo.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Bom, meus comentários sobre este filme estão disponíveis aqui:

http://profissaocinefilo.blogspot.com/2016/07/caca-fantasmas.html