terça-feira, 20 de novembro de 2018

Melhores de 2018

Uma lista dos melhores filmes de 2018 (até agora) na minha opinião!

Melhores Filmes

1. O Retorno de Mary Poppins - 10
2. Nasce uma Estrela - 8.5
3. Missão: Impossível - Efeito Fallout - 8.5
4. Com Amor, Simon - 8.5
5. Os Garotos Selvagens - 8.5
6. Bohemian Rhapsody - 8.0
7. Domando o Destino - 8.0
8. As Viúvas - 8.0
9. O Conto - 8.0
10. O Primeiro Homem - 7.5
11. Halloween - 7.5
12. Jurassic World: Reino Ameaçado - 7.5
13. Han Solo: Uma História Star Wars - 7.5
15. A Casa que Jack Construiu - 7.5
15. Aniquilação - 7.5
16. Eighth Grade - 7.5
17. Sorry to Bother You - 7.5

TV
Quincy - 7.5
Sharp Objects - 7.5

Mais:
Melhores de 2017
Melhores de 2016

4 comentários:

Korvoloco Aspicientis disse...

Olá, Caio. Se não for pedir demais, gostaria muito de uma crítica rápida sobre o filme "O Primeiro Homem", mesmo se for com spoiler, como é uma história real, não haverá problema.
Não assisti ainda, e como moro no interior, só vou ver quando sair em DVD, mas como você é um dos poucos especialistas em filmes que respeito de verdade aqui no Brasil, adoraria ver uma opinião sua.
Eu tenho uma expectativa alta com esse filme, mas me desanimei um pouco depois que vi críticas dizendo que houve uma desglamourização dos valores americanos, provavelmente pra agradar o público estrangeiro, principalmente o chinês.

Se você puder falar algo, eu ficaria muito agradecido, se não, vou compreender.
Obrigado.

Caio Amaral disse...

oi Korvoloco td bem? Em que aspectos o filme foi criticado por parecer anti-americano? Não percebi essa intenção não... O que ele faz talvez seja retratar a missão de uma maneira mais intimista, real, quase documental... em vez de transformá-la numa aventura escapista, mais teatral, etc.. Foi um filme que, enquanto eu o assistia, estava incomodado com alguns aspectos... por exemplo, existem muitos clichês.. o roteiro é meio superficial: o clichê da 'esposa do astronauta', sempre caracterizada da mesma forma em todos os filmes do gênero, sem nenhuma novidade ou aprofundamento.. o drama pessoal do Armstrong que basicamente se resume ao fato dele ter perdido uma filha.. como se isso já fosse o bastante pra tornar o personagem "tridimensional", "denso", sem nenhuma elaboração maior (muitos filmes fazem isso, tipo Gravidade)... O protagonista é um tanto apático, distante, em vez de um personagem memorável, com personalidade, boas falas, etc... Mas supreendentemente, quando o filme acabou, percebi que tinha vivido uma experiência especial... e ele acabou ficando na minha cabeça por alguns dias... como se pela primeira vez eu tivesse entendido a dimensão daquela missão à lua... a grandiosidade do feito... talvez até por ser tudo meio documental, filmado do ponto de vista do protagonista.. vc consegue se colocar na pele dele.. como se ele fosse um avatar... e a intenção do filme fosse fazer você viver a experiência de uma forma imersiva, em primeira pessoa... é um filme mais 'imersivo', do que um filme criativo, artístico... meio como Dunkirk (embora eu não tenha gostado de Dunkirk).. ou mesmo essa biografia do Freddie Mercury... onde o roteiro é meio 'direto e reto', quase um documento histórico, não tem grandes ideias, etc - mas o filme faz vc se sentir na pele do artista, ter o privilégio de assistir tudo aquilo de camarote... Então apesar de eu não ter grande admiração pelo filme criativamente, intelectualmente... acho que existe bastante valor na experiência sim... abs!

Korvoloco Aspicientis disse...

Ops, me expressei mal aí em cima quando disse que vi críticas dizendo que houve uma desglamourização dos valores americanos. Digitei na pressa e não percebi o mal entendido, me desculpe. O que eu quis dizer na verdade é que alguns críticos elogiaram a desglamourização dos valores americanos nesse filme, sem aquele patriotismo que se esperaria numa produção do gênero, ainda mais pelo fato de ser uma corrida espacial entre os EUA e a União Soviética bem no auge da Guerra Fria. Mas pela sua crítica, entendo agora que o foco do filme é a vida do Neil Armstrong, do ponto de vista dele e de seus dramas pessoais, não é como em Apollo 13 e Os Eleitos, por exemplo.
Depois dessa sua crítica, fiquei mais aliviado agora. Nunca nem vi um trailer sequer de O Primeiro Homem, tudo pra que eu tenha uma boa experiência quando assistir ele pela primeira vez, só pra você ter uma ideia da minha expectativa em cima desse filme, hahahaha

Muito obrigado por dedicar seu tempo para fazer essa cítica, foi bem útil e esclarecedora.

Caio Amaral disse...

Ah sim... o filme até fala da disputa entre EUA e União Soviética, mas é só um pano de fundo... há também umas discussões políticas de leve - os protestos na época, pois parte da população achava um absurdo o governo estar gastando bilhões pra ir pra lua e não dar prioridade pra coisas mais urgentes.. mas não vejo nenhum problema aí tb.. Acho que é mais isso que vc falou mesmo... O fato do filme não ter um tom patriótico, e focar mais na experiência pessoal do Neil Armstrong.. que por sinal acho uma abordagem super americana: mostrar que grandes conquistas dependem de méritos e esforços individuais.. que não é a 'nação' que realiza nada.. hehe. abs!