sábado, 19 de janeiro de 2019

Homem-Aranha no Aranhaverso

Vem sendo considerada a melhor animação do ano esse filme que se passa no universo do Homem-Aranha mas que conta a história de um outro adolescente comum (não o Peter Parker) que também é picado por uma aranha e se transforma num segundo Homem-Aranha. A sacada aqui é a existência de uma máquina criada pelo vilão que permite que as pessoas saltem entre universos paralelos, o que resulta na aparição de vários Homens-Aranha de diversas raças, estilos e gêneros diferentes, todos co-existindo numa mesma realidade.

Como ficção-científica o filme não pretende ser levado tão a sério (o conceito dos multiversos não chega a ser aprofundado - não entendi, por exemplo, por que apenas os Homens-Aranha começam a se multiplicar e a se encontrar por aí, e não todos os cidadãos). Obviamente a ideia é mais pro filme poder passar a mensagem coletivista de que qualquer um pode ser um herói hoje em dia, que não precisamos ter grandes virtudes, que o importante é trabalhar em grupo, respeitar a diversidade, etc. É um produto dessa era "pós-idealista" que vivemos, onde o foco é a mensagem inclusiva, a desconstrução dos antigos conceitos de heróis, etc. Como já discuti em postagens como Idealismo Corrompido, não sou fã dessa vertente do cinema atual, mas pra quem gosta de quadrinhos e não se incomoda com essas questões filosóficas, o filme é muito bem realizado, ágil, e certamente deve agradar.



Spider-Man: Into the Spider-Verse / EUA / 2018 / Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman

NOTA: 6.0

8 comentários:

Anônimo disse...

O ano de 2018 foi fraco em matéria de animação, me parece. Os únicos destaques foram as continuações de Os Incríveis e Detona Ralph, ambas perfeitamente esquecíveis. Provavelmente o Aranhaverso ganhará o Oscar por ser o sucesso do momento, já que quem é visto assim nessa categoria sempre ganha. A não ser que queiram dar um prêmio ao Wifi-Ralph, para consolar os fãs do filme original, inconformados com a premiação bastante imerecida do "Valente".
Pedro.

Dood disse...

Quanto a diversos Homens Aranha é porque nessa produção leva em consideração o lance de multiversos.

Acho meio viajado essas coisas, não gosto muito dessas versões do aranha. Parece uma tentativa de desconstrução do personagem. Sou muito mais o Aranha original. Até a série animada dos anos 90 é a minha favorita que se baseia fortemente nos quadrinhos.

Caio Amaral disse...

Hmm acho quase impossível Wi-Fi Ralph ganhar o Oscar no lugar do Homem-Aranha.. embora eu até tenha gostado mais..

Diogo, eu entendi o lance dos multiversos.. só não entendi pq só os Homens-Aranha se multiplicaram na cidade.. e não todo o resto da população, animais, objetos inanimados, etc.. é meio vago como tudo ocorre.. abs!

Anônimo disse...

Se o Wi-Fi Ralph tivesse uma bilheteria maior, seria o candidato mais forte, mas é claro que isso seria impossível.
Roteiros com lógica são coisa em falta em Hollywood há bastante tempo. A capacidade de suspensão de descrença do público parece ter se expandido muito. As coisas acontecem nos filmes apenas porque o roteirista quis daquele jeito, e todo mundo acha genial. Filmes com viagens no tempo e universos paralelos são quase um convite a falta de lógica e à arbitrariedade, acho que um bom exemplo seria aquele "A Casa do Lago" com a Sandra Bullock e o Keanu Reeves, que fez um sucesso inexplicável há alguns anos.
Pedro.

SenhorBrilhante disse...

Eu sou fã do personagem do Aranha, a única coisa que me incomoda no filme é justamente a mensagem coletivista que você mencionou, de que todos podem ser heróis e "vestir a máscara".

Caio Amaral disse...

Esses filmes com viagem no tempo sempre têm alguns buracos.. mas os melhores deixam as regras bem estabelecidas, de forma que a clareza da história não seja comprometida..

Pois é, quando todo mundo é "herói", todo mundo é "especial".. sem precisar fazer nada.. essas palavras começam a perder todo o sentido hehe... Abs!

Anônimo disse...

Então o aranhaverso seria o mundo dos sonhos do Síndrome dos Incríveis? Nem nesse filme isso fazia sentido.
https://www.youtube.com/watch?v=GYmHYQPaHaw

Pedro.

Dood disse...

Esse negócio de todo mundo herói não sabia que ocorria. Acho tão ruim, porque o herói é um idealismo inspirador e foge do comum.