domingo, 6 de janeiro de 2019

WiFi Ralph: Quebrando a Internet


Me pareceu consideravelmente melhor que o primeiro esta sequência de Detona Ralph que leva os protagonistas Ralph e Vanellope numa aventura pelo mundo da internet através de uma conexão de WiFi que é instalada na máquina de fliperama onde eles viviam confinados até então. Apesar de ser uma animação da Disney sem a Pixar, o roteiro e o tom do filme acabam lembrando bem mais os filmes da Pixar, cujo grande talento sempre me pareceu ser a capacidade deles de estabelecerem um universo (ex: o mundo dos brinquedos em Toy Story, o fundo do mar em Procurando Nemo, as emoções em Divertida Mente) e extraírem a maior quantidade de piadas e sacadas inteligentes envolvendo as regras e convenções desse universo, que sempre se relacionam de maneira divertida com as coisas que vivemos no mundo real - e nesse caso os roteiristas puderam se esbaldar em ideias ainda mais que o de costume, porque de todos os universos já explorados pelo estúdio, nenhum me parece mais vasto e cheio de possibilidades do que a Internet em si, o que permite ao filme apresentar uma infinidade de cameos, referências à cultura pop, além de fazer uma série de comentários e críticas relevantes pros dias de hoje (a obsessão das pessoas por likes e views, a falta de respeito nas seções de comentários, etc).

Pessoalmente, só não saí tão empolgado da sessão pois em termos de valores, o filme ainda promove essa espécie de "idealismo ponderado" que é tão comum nas animações atuais (outra característica que é mais Pixar do que Disney tradicionalmente). Se originalmente o lema da Disney era "sonhos se tornam realidade", o lema de um filme como WiFi Ralph está mais pra algo como "a vida é complicada" - mostrando amizades que nem sempre são perfeitas, sonhos que nem sempre se realizam como planejamos, heróis que nem sempre se comportam de maneira admirável - um mundo "sensato" onde não se deve mais levar princesas e canções-tema a sério (pelo menos o filme não cai no Anti-Idealismo explícito que vimos em algumas animações recentes).

Está indicado ao Globo de Ouro que acontece hoje à noite (6 de Janeiro) concorrendo na categoria de Animação contra os favoritos Homem-Aranha no Aranhaverso e Os Incríveis 2.

Ralph Breaks the Internet / EUA / 2018 / Phil Johnston, Rich Moore

NOTA: 7.0

9 comentários:

Dood disse...

Eu fico com pé atrás ainda, talvez veja em DVD.

Caio Amaral disse...

Nossa, deu uma nostalgia agora ver vc falando que vai esperar sair em DVD hehe... abs!

Anônimo disse...

O Detona Ralph tinha muitos defeitos, a trama só existia por conta da burrice dos personagens, o que é um problema comum em filmes, e todo o mundo de jogos se baseava em regras tão arbitrárias quanto confusas (um personagem podia morrer de vez se estivesse no jogo alheio, mas não morria se o jogo dele fosse desativado). Mas o pior mesmo eram justamente os valores promovidos, sua mensagem de conformismo sem saída. Além, é claro, da chatice da Vanelope e do mundo do Sugar Rush.
O novo não dá vontade nenhuma de assistir. Ainda mais para ver piadas de princesas que já foram feitas na série Shrek há trocentos anos.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Hmm, eu achei boa a sacada do WiFi.. e acho que isso deu um frescor pra história pelo menos..

Anônimo disse...

Bom, frescor não havia realmente muito em Detona Ralph, que parecia uma reciclagem de Meu Malvado Favorito, Megamente ou mesmo Shrek. O único diferencial era a ambientação, que lembrava Toy Story.
Pedro.

Dood disse...

Caio ainda uso DVD sim, não tenho Netflix.

Eu tô meio me afastando das animações Disney atualmente acho que perderam muito a mão. Fico com pé atrás em muita coisa.

Pra você ver as últimas coisas que vi da Disney foram Carros 1 e 2. E só assisti por causa do meu filho.

Caio Amaral disse...

Nossa, tá desatualizado mesmo! Mas não perdeu grandes coisas acho.. Tenho curtido mais os filmes da Disney do que as animações ultimamente.. abs!

Dood disse...

Eu tô pegando coisas que fiquei sem ver, que ficaram no vácuo.

Aliás desde 2015 não vou ao cinema.

Anônimo disse...

As animações da Disney andam mesmo ruins de conteúdo. E adultas demais, o que é o provável motivo de serem tão elogiadas. Zootopia, p. ex., nada tinha de filme infantil, era um policial daqueles com 'parceiros' de personalidades diferentes investigando um crime. Mas as pessoas que nunca poriam crianças pequenas para assistir Um Tira da Pesada ou 48 Horas acham que Zootopia é pra crianças porque é colorido e tem bichinhos falantes. Pra crianças chega a ser chato. Talvez por isso não haja tantos brinquedos de Zootopia à venda.
Pedro.