sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O que os Anti-Idealistas Buscam na Arte



Esse vídeo do canal Epifania Experiência mostra que realmente existem 2 espécies distintas de espectadores: aqueles que enxergam a arte como uma fonte de inspiração (que se sentem estimulados diante da projeção de valores positivos; diante de beleza, força, felicidade - diante da visão do ideal) - e aqueles que buscam na arte primeiramente um alívio, um remédio contra frustrações e inseguranças pessoais (já discuti essa diferença na postagem Filmes Bem vs. Mal Intencionados).

É um boa ilustração de tudo aquilo que eu NÃO busco na arte.

Se quiserem uma dica do que há de errado no vídeo, reparem que não existe uma diferenciação entre positividade "tóxica" e positividade real... Entre se sentir mal diante de uma positividade desonesta, artificial, dessas de coaches fajutos e redes sociais, e sentir mal diante do verdadeiro sucesso, diante de virtude, felicidade, das possibilidades humanas. Pergunte-se: se a positividade "tóxica" descrita no vídeo é baseada em falsidade, será que ela deveria incomodar tanto assim? Perturbar tanto os pensamentos de alguém, a ponto da pessoa ter todo seu gosto artístico moldado como forma de se proteger contra isso? Será que é apenas contra essa positividade tóxica e falsa que esse tipo de arte serve de antídoto? Ou será que os sentimentos que ela busca aliviar têm uma outra origem?

Leia mais: O que é Idealismo / Postagens Teóricas

2 comentários:

Dood disse...

É muito fácil alguém concordar com suas frustrações do que alguém te mostrar um caminho uma saída as situações ruins, mesmo você disse em um vídeo que felicidade requer seletividade. Muitos escolhem este tipo de caminho de alívio dos sentimentos negativos, mas isto só os mantém presos ao sentimento negativo.

Eu falo isto por observação em partes em mim mesmo.

Caio Amaral disse...

Exato, pra causar esse sentimento de conforto não é necessário ter grandes virtudes.. já pra inspirar, gerar admiração.. é preciso apresentar algo de grande valor primeiro..