quarta-feira, 11 de março de 2020

Por que tenho deixado de escrever

Tenho postado poucas críticas aqui por pura falta de motivação. Sinto que quanto mais vou chegando perto de uma visão consistente do cinema, quanto mais vou ficando satisfeito com as ideias e princípios que desenvolvo aqui, menos e menos as pessoas se interessam. Não sei exatamente qual o motivo - pode ser que eu simplesmente esteja equivocado em relação a tudo. Mas acho difícil essa ser a explicação, pois a maioria dos críticos não sabem muito bem o que dizem, e isso não os impede de ter público (no meu caso, um diferencial seria no mínimo a coerência interna das ideias - a maioria dos críticos nem isso tem a favor deles). Claro que de uns tempos pra cá eu venho ficado mais preguiçoso na maneira que escrevo, postando apenas minhas anotações ou notas, e isso certamente me impede de alcançar mais gente - mas isso já foi uma consequência da falta de interesse nos textos mais estruturados que fazia antes. Sim, tenho consciência que defendo uma visão de arte e de filmes que irá agradar apenas uma parcela bem pequena da população (ainda mais nos tempos atuais), e também sei que a maioria das pessoas não está interessada em teorias, explicações, fatos brutos, e que mesmo no meio intelectual tudo acaba se resumindo a carisma e a identificação emocional - mas ainda acho que deve haver um nicho por aí que se interessaria pelas ideias do blog (e um nicho, por menor que seja, tem que ser maior do que a meia dúzia de leitores que vejo por aqui). Por isso acho que o grande obstáculo no fim está no formato, na entrega, na maneira como divulgo ou apresento minhas opiniões. Já testei ideias diferentes, como podcast, YouTube, mas até agora não vi respostas positivas em nenhuma delas. Então a não ser que eu tenha alguma grande sacada de como achar esse nicho (se é que ele existe) provavelmente continuarei escrevendo aqui apenas em ocasiões especiais.

9 comentários:

Leonardo disse...

Caio, em 2010 descobri teu blog e desde 2014 acompanho diariamente. Sempre li cada post e cada desdobramento nas discussões dos comentários. Aqueles seis motivos que o levaram a desgostar da Elsa tomaram uma proporção que jamais achei possível alguém se engajar tanto em discutir sobre.

Lembro que lá em 2010 procurei listas sobre filmes cult e o seu blog estava entre os resultados principais (a foto da capa era um DeLorean, pelo que me lembro). Assisti quase tudo da lista na época e Rocky Horror se tornou um dos meus filmes preferidos. A sua percepção singular de cinema e o formato de anotações que adotou ali por 2013/14 foi algo que me atraiu por ser autêntico e íntegro. Imediatamente se tornou um dos meus críticos de referência. A nota 10 que deu para Ninfomaníaca vol. 1 fez com que eu conhecesse o Lars von Trier, cineasta cujas obras lamentei por não ter conhecido antes. Lembro de acompanhar com estranheza o forte contexto político que os comentários dos posts tinham ali por 2015. Assisti empolgado o seu videoclipe "Tudo" e o curta metragem premiado "A Coisa Mais Simples do Mundo".

O seu método de argumentação foi o que introduziu pra mim uma visão racional e lógica (e coerente) da vida e somente mais tarde compreendi que a arte é "a representação dos julgamentos metafísicos do autor" (outra coisa que aprendi aqui). Até então, a minha vida era coerente com as minhas escolhas para arte: o exato oposto do idealismo/romantismo. Posso afirmar com certeza que os Profissão Cinéfilo/Filósofo e o que tu produziu exerceram forte influência intelectual sobre mim.

Hoje em dia utilizo as suas críticas como referência em discussões pessoais sobre cinema e arte no geral. Sempre que assisto um filme venho logo conferir se as minhas conclusões são parecidas com as tuas. Segui tua recomendação sobre o livro Story do Robert McKee e isto me inspirou a escrever roteiros, um dos quais já foi encenado em uma peça teatral. Já usei fragmentos e citações inteiras dos teus posts teóricos em trabalhos na minha faculdade de Psicologia. Seu post "Porque a Arte se Tornou Feia" me apresentou a Stephen Hicks e seu trabalho sobre pós-modernismo.

A aplicação da filosofia e da psicologia nas suas críticas é algo tão singular que eu passei notar uma necessidade oriunda de uma completa ausência disso em qualquer campo em que exista um intelectual público opinando. Para tanto, eu me inspirei em criar um projeto no YouTube no qual realizo aplicações de teorias psicológicas e de filosofia para analisar filmes e arte em geral (sobretudo o Objetivismo, que também conheci aqui), ampliando o formato que tu já vem utilizando ao comentar sobre filmes, porém acrescentando as referências teóricas de forma a se assimilar com uma publicação científica consolidada.

Sou uma pessoa reservada, introvertida e não participativa. Evito interações o máximo que posso, portanto, minha participação nestes anos todos no blog foi mínima, imperceptível e pontual. Ao ler o seu post e seus motivos que o levaram a parar de escrever, me impeliram a me manifestar, pois não conseguiria ficar em paz sem dizer que sempre acompanhei com atenção e com carinho, e que a sua produção intelectual foi profundamente significativa na minha vida. Se um nicho não foi possível de encontrar até então, pelo menos eu me encontrei aqui. Sim, eu sou um fã.

Parabéns pela conquista do blog e obrigado, Caio. Espero que encontre a sua motivação e que nunca pare de produzir.

Caio Amaral disse...

Quando escrevo ou produzo algo, subconscientemente tenho sempre uma "plateia virtual" ou um "espectador ideal" em mente, que na minha cabeça é alguém imaginário que está 100% focado, captando todos os detalhes, realmente absorvendo a mensagem, observando tudo o que faço e penso.. Mas em geral via isso apenas como um recurso psicológico, algo pra me fazer manter a objetividade, ser mais atento e caprichoso.. Da mesma forma talvez que a noção de que existe um Deus nos observando possa fazer uma pessoa religiosa agir de maneira mais correta em sua vida privada.. Então é quase uma revelação mística descobrir que tal "espectador" realmente existe.. que aquela sensação vaga que eu tinha de que "alguém está sacando tudo" não era apenas uma sensação. Obrigado por se manifestar Leonardo, certamente foi uma das mensagens mais gratificantes que já recebi. É o tipo de combustível que precisamos de vez em quando pra continuar indo adiante.. Espero que tenha sucesso com seu projeto no YouTube, e se um dia quiser compartilhar aqui vou gostar de conhecer (pelo pouco tempo que você teve pra escrever essa mensagem, e pela qualidade notável do texto, já dá pra ver que o dom da comunicação não lhe falta). Abraços!

Unknown disse...

Olá Caio! boa tarde. Meu nome é Edmilson.
Eu gostei muito do comentário que o colega acima disse sobre seu blogue, e faço das palavras dele as minhas, com ressalva porque sou apaixonado por cinema, mas não tão intelectual no assunto. Sou um seguidor dos seus comentários sobre os filmes e tenho seguido as suas dicas pra aprender mais sobre o que aquele determinado filme quer passar, confesso que tenho um pouco de dificuldade pra entender, digamos profundamente um filme alem da emoção. Tenho aprendido muita coisa com seus comentários, e quero continuar aprendendo.
Sou só uma pessoa comum que gosta de cinema.
Abraços!

Caio Amaral disse...

Oi Edmilson, fico feliz de saber.. adoraria que tivessem mais pessoas como você por aqui! Até pra me estimular a escrever de maneira mais abrangente, direcionada não só pros que já me conhecem, mas pra pessoas de fora que ainda não estejam familiarizadas com as ideias discutidas no blog, etc. Abraço!

Unknown disse...

Caio sou sua leitora desde 2015. Gosto das suas críticas e sempre busco seu blog como minha forma de recomendação; Identifico com a sua forma crítica, talvez clássica e aprendi bastante sobre cinema por aqui. Aliás, é o único blog que acompanho e levo a sério. Espero que minhas palavras tenha te dado alguma motivação. E saiba que tem uma fã mineira!!

Caio Amaral disse...

Motivam sim, pode ter certeza 🙏 Não tenho postado tanta coisa até porque o cinema está paralisado por conta da pandemia né.. mas desde que fiz esse post recebi algumas mensagens bem legais de amigos e leitores que me deram um novo ânimo. Mto obrigado..!

Dood disse...

Só mais um dizendo que sou fã de seu conteúdo, tanto do blog quanto do seu canal que comento com a conta Visão Nerd.

Caio Amaral disse...

Valeu Dood! Sim, já tinha feito a conexão entre seu perfil aqui e o Visão Nerd no YouTube, hehe... muito obrigado!! 🙏

Anônimo disse...

também acompanho desde a época da Elsa mas não costumo comentar.